Questão em aberto

“Eu acho que fiz muito bem, considerando que eu comecei com o nada e mais um monte de papel em branco”.

Steve Martin

questao-em-aberto

…uma tempestade se formou por volta das seis…  depois que um forte calor tornou insuportável existir dentro desse dia de amargo sabor. A tarde se perdeu e a noite invadiu a cidade com seu breu agridoce.

Assim que a chuva começou… fui revirar os meus baús — ritual antigo. Espalhei todas as coisas por cima da cama. Abri envelopes, folheei notícias antigas… revi momentos inteiros e acabei por tropeçar num calhamaço de folhas capitaneado pelo título em negrito: ‘pequenas epifanias’ — novela escrita em míseros ‘três capítulos’… a narrar a realidade de uma jovem do interior que vem à São Paulo em busca de si mesma e acaba perdida — tanto quanto a minha narrativa-rude… a viver sua fase de experimentações.

Reparei existir uma propensão a poesia naquelas linhas… a narrativa é clássica — nos moldes ingleses e francesas… com diálogos curtos — sutilmente entrecortados por fortes descrições de tempo e espaço. Em cena estão três personagens fortes e fracas, pequenas e imensas. Uma completa a outra… uma esvazia a outra.

Ler o manuscrito me fez pensar no desejo que eu alimentei durante muito tempo: escrever um romance — que resultou numa gaveta cheia de rascunho. Mas não me atrevi a publicar nada do que produzi. Preferi deixar tudo guardado… porque esperar também é uma arte — é como amar. Não acredito em sentimentalidades que despertam a primeira vista… porque sentimentos se esvaziam, se reinventam, se reescrevem… assim como as os escritos.

Eu não estava pronta… mas aprendi uma coisa desde que me sentei para rascunhar ‘pequenas epifanias’. Eu não quero estar pronta… quero apenas escrever até esvaziar-me… porque para mim: escrever é viver no escuro das minhas próprias emoções.

4 comentários sobre “Questão em aberto

Deixe um comentário

