Aconteceu outubro (?)

 

amarelinha

Setembro se foi… acabou! Não deixou rastro… não encenou uma despedida, apenas esgotou-se, como todas as coisas que existem ao meu redor.

Ainda não me acostumei, confesso, com esse outubro ligeiro, que trouxe de volta o outono – era pra ser primavera com flores a cobrir os canteiros – mas ao invés disso, temos esse cinza – que tanto amo – e essa paisagem atordoada, acontecendo entre nuvens e sombras.

Não posso reclamar já que amo o outono, mas como se organizar aqui dentro com tanta bagunça do lado de fora? O outono deveria estar do outro lado do oceano nesse momento… não aqui, pelas ruas por onde passo em movimentos brandos, enquanto desenho esses escritos, e tampouco nas pessoas nas quais esbarro…

Eu escrevo frases inteiras com os olhos fechados, enquanto caminho pelos traços que eu mesma faço no chão – como no tempo da infância – saltando por cima das casas, depois de arremessar a pedra para chegar ao céu e, depois voltar ao inferno… eu sou feita de contrários!

Setembro se foi – repito em voz alta para tentar me convencer – e não deixou a primavera – mais uma promessa que não se cumpre… Setembro | Septum – esse mês fora de lugar desde que ousaram mudá-lo de lugar no calenário – me desarranjou por inteira. Bagunçou minhas páginas e agora? O que faço eu com esses dias de outubro que tenho para confeccionar e embalar?

 

Cai a noite de outubro; regressando como outrora,
Exceto por uma leve sensação de estar inquieto,
Galgo os degraus e giro a maçaneta da porta
E sinto como se houvesse de quatro subido as escadas…
”Como que então viajas? E quando voltas?
Ora, que pergunta mais tola!
dificilmente o saberias.
Hás de achar muito o que aprender lá fora.”
Caiu-me lento o sorriso entre objetos antigos.

Eliot – pág. 77
Tradução. Ivan Junqueira

Deixe um comentário

