Carta a Dezembro aos cuidados de Catarina

 

DSCF1848

 

Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Manoel de Barros

DSCF1972

Bambina mia,

Dezembro me chega em cores, amor e nascimento.
A vida vibra no meu quintal, bem ali, no pé de Maria-sem-vergonha, as borboletas fazem amor, ou borboleteiam. Atrevem a usar minha mão estendida para o ato.

As metamorfoses acontecem e eu também respiro Novembro – que foi tão morno e em alguns dias, frio. Mas, também cheio de milagres.

Fervilham as borboletas como que fugindo da chuva, que ronda pelos lados do Sul. Sempre é de lá que vem as mais bravias e barulhentas.

Em três dias parece que vivi um mês inteiro. A cozinha nova, com aquela geladeira dos sonhos, o fogão que combina com ela. As gavetas limpas e refeitas em ordem exata dos talheres. O armário de embutir que guarda as louças que ainda eram de minha mãe.

Espalho o caderno de receitas e quero fazer quase tudo no mesmo dia e nem é Natal.
Por falar em Natal, é a parte que não gosto de Dezembro. Se transformou em uma data comercial e quase nem sinto esse tal espírito natalino de que tanto falam.

Deixo os dias acontecerem em mim, que festejo o Natal todos os dias na magia que acontece sob meus olhos e como um presente de Dezembro ela sai do casulo e desenrola suas asas já vestida para a festa.

Que as linhas desse mês sejam desenhadas em bordados e cores.
Aqui, já abri a caixinha de linhas e começo a bordar.

bacio

Mariana

Deixe um comentário

