Cartas À Dezembro, #3

Porto Alegre, sábado, dezembro, noite

Caríssima Catarina,

Hoje acordei muito cedo. Luiz embarcou às oito horas de volta para São Paulo. Como sempre, a bagagem dele ficou pronta lá na cozinha na noite anterior. E como sempre quando ele está de partida, dormi e acordei melancólica. Tenho um coração alegre dentro de um coração delicado. Então, hoje, diferente dos sábados em que o Luiz está aqui, não tomei café, nem banho, nem me vesti para descer com minha dupla de quadrúpedes com a energia habitual. Dei a volta na quadra, dizemos quadra e não quarteirão aqui no sul, um pouco alheia ao sol, calada e sem ouvir música. Meus enormes fones de ouvidos ficaram jogados sobre a mesa da sala de jantar. Eu sou uma pessoa extremamente caseira e ligada aos objetos da casa. No Lavoura Arcaica, o Raduan diz que o quarto em que o André está é um quarto catedral. Você já leu o Lavoura? Eu perdi a conta da quantidade de vezes. Pois minha casa é em seu todo uma oração. Sou zelosa, organizada e contemplativa. Meu lar, de certa forma, é uma extensão do acalento que conheço. Minha mãe me criou repetindo frases de efeitos. Era uma figura a minha mãe. Uma de suas frases favoritas era bem simples: a casa é a mãe. Acredito que ela dizia isso um pouco para que meus irmãos e eu fossemos cuidadosos com os enfeites, mas também por compartilhar desse sentimento amoroso por nossas caverninhas contemporâneas. Esta em que vivo agora desde março, é a que sempre sonhei. Estou no alto, décimo andar, com 180 graus de vista. Vejo o rio, a ponte velha e a nova, e vejo a linha do horizonte. A linha do horizonte é a linha com a maior possibilidade de ideias e palavras que conheço. Dependo muito dessa linha para continuar inteira em todas as outras. Eu vim de uma cidade rural, os campos de cima da serra. Você sabia? E lá o céu nos era generoso. Talvez as pessoas de interior tenham fama de acolhedoras por causa disso: porque o horizonte está sempre ao nosso alcance. O horizonte é uma linguagem que não pode ser perdida!

Beijo,
Helena Terra

Deixe um comentário

