Cartas À Dezembro, #4

Norte, à 5 km de um pôr-do-sol esperando ser visto, dezembro de 2014

Cara Catarina,

Que teus passeios matinais desemboquem sempre em meu endereço virtual, pois me alegra muitíssimo ver-te em linhas por aqui.

Chegaste de surpresa em um sábado quente, de ventos delicados. Eu estava distraída com a valsa alegre das folhas quando ouvi tuas batidas a minha porta a me falarem de paixão, como se fosse assunto fácil. E a dança das folhas me pareceu um prenúncio de tempestades próximas. 

O sábado por aqui foi inquieto devido as tuas linhas retas – como gosta de dizê-las-, mas te sabia apenas mensageira. Era o assunto que me incomodava.

Eu não sei falar de amor, paixão ou como as pessoas se apaixonam, cara Catarina. Desses assuntos eu sei apenas os avessos – o que não são – e, por eliminação, vou intuindo o que talvez sejam. Há tempos, aprendi a usar o instinto para andar, e ele nunca me foi ingrato, apesar de eu, muitas vezes, ter cerrado os olhos para ele.

Porém, hoje, aos trinta e poucos, ando com os olhos abertíssimos, a acompanhar o badalar das horas que pulsam em minhas veias.

Aqui no Norte, é tempo de colher frutos na mangueira, de ouvir o trinado harmônico dos passarinhos vários, que em minha ansiosa pressa de viver, não lhes conferi identidade. Sabiá, rouxinol, azulão, canário, tesourinha, todos aqui a fazerem festa aos meus ouvidos, e eu a confundi-los, sem saber diferenciar penugem e canto… tal como o amor, cujo gorjeio soube separar tardiamente da cegueira, da loucura e da paixão, porque me pareciam todos iguais, em um primeiro momento.

Um verde desgrenhado adorna meu quintal. São verdes novos, da renovação das folhas. Não sei em qual estação do ano vivo atualmente, pois o calor daqui me lembra sempre o verão, embora as chuvas várias – que serão cada vez mais constantes até meados de março -, me ajudem a recompor a nostalgia de um outono próprio, guardado comigo no peito.

"Longe um trinado, o rouxinol não sabe que te consola."
(Jorge Luis Borges)

Beijos meus, cara mia, volte sempre!! 
Inge

Deixe um comentário

