Abril… ‘o mais cruel dos meses’

chuva 2



“Abril é o mais cruel dos meses, concebendo
Lilases da terra entorpecida, confundindo
Memória com desejo, despertando
Lerdas raízes com as primeiras chuvas”.
T.S.Eliot

 

Senti há pouco os ventos de abril… em meu imaginário inquieto! Lá fora o dia segue sua marcha comum… de leste a oeste sem se incomodar com essas insanidades temporais que inventamos para nos guiar-comandar-incomodar.

Amassei a folha do maldito calendário humano e seus dias em fila… coloquei a água para ferver… e fiquei por um instante breve com os olhos fechados, como quem faz uma prece e se esquece de todas as coisas do mundo.

Enquanto aguardava por um dos meus sons favoritos… recordei Rubem Alves e sua escrita certeira. Quase fui a prateleira buscar por um livro dele, mas a chaleira apitou e interrompeu o pensamento-movimento. O que me permitiu recordar da pilha de livros que tenho para ‘devorar’ nesses ‘insanos’ dias de abril.

Os livros acumulam-se desde janeiro porque sempre que arrumo as prateleiras volto a páginas antigas-lidas em outras estações porque há autores-e-livros que não basta uma única leitura. É preciso apreciar as nuances da vida-realidade. A gente muda… os livros também somos todos mutantes.

E por isso o inevitável acontece… algo fica pelo caminho… a pilha cresce e se agiganta e como é Abril, vou voltar a Eliot porque ele marcou o mês com sua linguagem-feroz-de-homem-poeta ao dize-lo ‘o mais cruel dos meses’ e Mário de Andrade… e como é outono, voltarei a miss Austen, Susan Sontag e seus diários felinos e Plath. Enfim, difícil não apreciar a queda quando se conhece tão bem o abismo.

É abril… eu já disse isso?
Anúncios

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s