Não existe segunda-feira sem poesia, 5

“Deixa o coração apaixonar-se pelas paisagens enquanto a alma,
no puro sopro da madrugada, se recompõe das aflições da cidade.
A pouco e pouco, aprendi que nenhum viajante vê o que os outros viajantes,
ao passarem pelos mesmos lugares, vêem.
O olhar de cada um, sobre as coisas do mundo é único,
não se confunde com nenhum outro”.

Al Berto

manhãs de junho

 

O vento entrou pela janela, numa espécie de voo sem asas… levou ao chão as folhas, causou tumulto nas páginas dos livros, tocou minha pele de maneira arredia… misturando sensações, fazendo arder o íntimo — essa acha sempre acesa. Me deixou em suspenso — por alguns segundos — com a lembrança de “certos dias de dezembro”… e foi embora, da mesma maneira como chegou…

Acontece que, quando estou por lá — dentro dos dias de dezembro — sinto dentro, esse desejo crescente de fechar os olhos — coisa que faço — e despertar dentro das manhãs de junho… exatamente onde estou agora!

É junho… repito num sem voz, com um sorriso pequeno a se liquefazer em meus lábios enquanto aprecio a chama da vela vermelha — acesa por meu menino — arder.

Junho é o mês das chamas, dos mastros com fitas coloridas, dos pães de ervas sobre a mesa no final da tarde, e das preces, que são poesias para os ares… é o mês das danças circulares, que levantam poeira nos quintais…

Por aqui será inverno em breve… e as quermesses vão aquecer as noites com o forte de pinga e gengibre. Mas em algum lugar será verão, dias azuis, noites menores, horas cheias… férias no campo, potes com biscoitos no alto dos armários, banho de rio, árvores para escalar… o trem a anunciar a partida, oferecendo qualquer coisa de destino aos “navegantes”…

Como vês, aqui dentro de mim é essa mistura de estações, países, cidades, paisagens…  é esse poema por ser escrito — amanhã ou depois! Por hora, vou devolver tudo ao seu devido lugar e visitar a prateleira para saber que poeta viverá junho comigo!

 

Al Berto, Borges, Eliot, Bishop, Mário…

Deixe um comentário

