Pela janela aberta…

um maço de nuvens.png

…abri a janela na primeira hora dessa manhã, para espiar a cidade e suas sombras. Ainda é verão lá fora… e os raios dourados de sol resvalam pesado sobre o asfalto, que arde a realidade e todas as suas coisas demasiadamente humanas.

Revirei um punhado de lembranças — antigas e recém-chegadas — movida que fui para dentro desse baú — ‘que já não se pode fechar de tão cheio’ — e fui espalhando por cima da cama as minhas memórias todas…

O cansaço se apoderou de minha superfície… busquei um saco grande de lixo e fui jogando tudo dentro: as verdades e as mentiras…

Fiz uma festa na garagem… vendi toda a mobília por um punhado de notas, que juntas, não conseguirão pagar o café que eu tomo ali entre esquinas.

A casa ficou vazia… o caderno é novo… e dizem por aí que o ano também. O corpo, no entanto, ainda insiste em transbordar esse velho ontem, que esvaziei…

Esse que em mim envelhece
assomou ao espelho
a tentar mostrar que sou eu.

Os outros de mim,
fingindo desconhecer a imagem,
deixaram-me a sós, perplexo,
com meu súbito reflexo.

A idade é isto: o peso da luz
com que nos vemos.

mia couto

9 comentários sobre “Pela janela aberta…

  1. k_sergio.gomes disse:

    Já tive momento assim. Já rasguei, amassei, joguei tudo fora. Só que me arrependi depois e já era tarde demais. Espero que não aconteça por aí. Boa sorteeeeeeeeeeeee

  2. Clau Assi disse:

    Hummm como comentar um texto tão cheio de lirismo e tão cheio de tristeza? Quando se consegue fazer o outro se ler o texto cumpre sua missão… me li… suspeito que na sua venda de garagem foram algumas palavras minhas também… não as encontro por aqui 😉 Bora torcer pra elas voltarem, né???
    beijo ternurento… publicação linda (mas trissssste além da conta)

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

