Uma mesa com seis cadeiras e uma personagem…

jogo-de-xadrez_thumb.jpg

…aprecio certos tipos de multidão porque quando detidas dentro de um invólucro, como em “um café entre esquinas”, por exemplo… são como hamster em gaiolas, e não se dão conta da real condição que as acomete.

É possível observá-las, aprendê-las, doma-las e fundamentalmente: sabê-las… movendo-as de um lado para o outro, feito peças num tabuleiro de xadrez.

De frente para mim… na outra ponta da mesa da qual comumente me aproprio… acontecia um par de movimentos inquietos. Duas moças escolhidas em si mesmas esperavam por alguém, que pela maneira como olhavam no relógio que traziam nos pulsos, estava atrasada. Silenciosas como uma tarde de verão, onde o asfalto arde e o corpo padece… engoliam suas próprias salivas, numa ilusória tentativa de preservar a paz, que nunca houve naqueles corpos.

Uma estranha de cabeços longos-castanhos-claros-cacheados finalmente chegou. Moça eufórica… uma espécie de tempestade branca… dessas e que o céu se inflama,
venta forte e se ouve trovões a fazer estremecer a pele, o lugar. Mas a chuva não acontece…
Trouxe um sorriso breve nos lábios, abraços curtos e um par de movimentos aleatórios de mãos. Apresentou suas desculpas convencionais: o trânsito insano da cidade. Esparramou tudo — caderno, livro, celular, apostilas — na mesa, em míseros segundos, disparando um diálogo que parecia acontecer desde sempre. Gesticulou palavras… acenou vontades e desfilou euforias muitas. O olhar, no entanto, vigiava cada movimento novo dos ponteiros, como se tivesse que estar a qualquer momento, em outro lugar.

Não prestei atenção ao diálogo, que ela imprimia junto as “suas meninas”… que esboçavam um dizer nos lábios, que em momento algum, teve permissão para existir… sendo um respirar incompleto, uma sombra que a luz recusa a forma.

Ela as tinha sobre seu controle… a força de seus gestos devorava as duas figuras menores, que pareciam presas por fios: marionetes.

Ela percebeu que eu estava a consumí-la e sorriu… lábios finos, olhos cor de mel, cabelos dourados — cor de tarde de sol a desfalecer nos últimos minutos. Figura longilínea, indócil. Mas, o que mais me fascinou em sua figura escarlate… foi seu time. Não existe nada mais sedutor que saber esperar — é uma arte para poucos! E ela esperou… pacientemente pelo momento certo para vir até mim, como se fosse eu o hamster de sua gaiola.

Trouxe nos lábios o seu melhor sorriso e um pedido… e eu quase inventei uma caneta apenas para mantê-la um pouco mais diante de mim. No entanto, não uso canetas. Sou uma pessoa de grafites… e não tenho o hábito de emprestar o que dá forma a minha escrita.

Ela suspirou como quem lamenta… e me disse com força e acidez “estou sentada ali”…  como se eu não a tivesse visto… sorri como sempre faço nessas horas e espiei com algum prazer a cadeira vazia, como quem toma posse do cenário, guardando-o  na memória para mais tarde. Gosto de espaços vazios, onde a presença humana é apenas uma lembrança… vaga e imprecisa. Me faz lembrar Edward Hopper e seus cenários, onde a solidão é personagem principal.

Nós duas, naquele instante, éramos dois corpos, como cachorros sem dono — abandonados… que não pertencem a ninguém, nem a si mesmos.

…ela voltou ao seu lugar com seu andar de nuvens. Mas não foi mais a pessoa-primeira… que se perdeu entre um sorriso e um pedido. Dentro da casa — esse meu corpo — as lâmpadas estão acesas e as janelas abertas. A mesa está posta e a água ferve na chaleira. Aguardo pacientemente pelo apito, enquanto aprecio essa personagem a bater palmas em meu portão…

12 comentários sobre “Uma mesa com seis cadeiras e uma personagem…

    • Lunna Guedes disse:

      Também gosto imenso dessas viagen Roseli… estão sempre cá dentro quando preciso de detalhes na hora de escrever certas cenas. É quando tudo de fato faz sentido e se orienta naturalmente. rs

      bacio

Deixe um comentário

