Uma porta que leva a outro lugar

comboio porugal

Caríssima A.,

…enquanto folheio sua missiva, observo a realidade em movimento do lado de fora desse comboio e me dou conta de que é novembro — e de que já se foram um punhado de dias desse mês que é meu Porto-Norte…

Trouxe comigo alguns rascunhos para revirar enquanto atravesso a paisagem porque gosto do som dos trilhos — esse fio condutor que me leva direto a infância, quando eu grudava os olhos na janela para observar a realidade em movimento — tudo era uma grande festa para os meus olhos.

Hoje, me distrai com a algazarra de crianças — como se fossem pássaros — em suas maratonas particulares. Animados, dão o melhor de si. Tenho para mim, que o maquinista deve ter pensado seriamente em reduzir a marcha… e deixá-los vencer.

Mas há um horário a cumprir… e com um apito sonoro, o gigante acelera sobre os trilhos, pouco depois da curva, deixando para trás os humanos em miniatura — vencidos, mas não derrotados… conquistaram acenos dos passageiros, que por alguns instantes regressaram à infância e sentiram seus músculos povoados por cansaço-alegria-e-a-certeza-de-que-nada-é-impossível… seguem a viagem com uma alegria nova que não vai durar muito, mas está lá em olhares reluzentes e sorrisos imensos.

Eu volto o olhar para os meninos a beira da linha… e os vejo se curvar exaustos sobre os joelhos por alguns minutos… pouco depois, voltam percorrem o caminho de volta, arrastando suas fragilidades. Tenho para mim, minha cara que eles tentarão de novo… quando outro comboio passar.

Já reparou que a realidade sempre encontra um meio e nos levar de volta a infância? Como se nos pedisse uma pausa nas coisas demasiadamente humanas e nos lembrasse… é possível. Só basta acreditar. O que me leva a seguinte questão: em que momento da vida a gente simplesmente deixou de acreditar?

Me despeço por aqui, mas a viagem continua..
Au revoir

2 comentários sobre “Uma porta que leva a outro lugar

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

