Amizade a primeira vista…

Aprendi através de uma menina de olhos amendoados que existe: “amizade a primeira vista” e que é mais ou menos como um “amor a primeira vista”: a gente se reconhece, se estremece e, pronto…

Eu ainda me lembro do nosso primeiro encontro… ela com suas agitações e precipitações várias a me dizer um punhado de coisas impossíveis e eu, a oferecer o que eu sempre oferecia as pessoas: indiferença…

Ela foi minha primeira tempestade em muito tempo… seu sorriso se misturava ao meu e, seu olhar as vezes não sabia outra direção, que não os meus olhos. Eu a amei com afinco, mas a odiei um sem fim de vezes…

Certa vez, ao ler “orgulho e preconceito”, ela me disse: somos uma espécie de Lizzie e Darcy… ela me enlouquecia com suas frases tolas –  a parte disso, ela reclamava com frequência da minha seriedade… me tirava do sério com suas atitudes insensatas.

Ela era uma tormenta e, eu… naqueles dias, era apenas calmaria. Eu gostava de dias de chuva e ela de dias de sol. Amava janelas fechadas e, ela as escancarava na primeira oportunidade que tivesse…

Ela dizia com alguma frequência, que eu precisava sorrir mais e, talvez por isso, hoje o sorriso seja uma espécie de marca registrada em meu rosto, sendo uma espécie de eco desses dizeres que ainda reverberam em mim…

Recentemente, fez dez anos que nos vimos pela última vez… ela vestiu meu corpo, naquele meio de tarde, com seu abraço demorado-pesado no qual eu aprendi a me deixar ficar… sem restrições. Depois… deitou em meu rosto um beijo e ao olhar no fundo dos meus olhos disse que me amava.  Eu que tinha dificuldade em acreditar em pessoas, acreditei nela sem restrições… sorrimos juntas pela última vez… e depois disso, foram muitas as vezes, em que desejei, que fosse apenas a primeira!

Ela se foi… desde então, há dias – como hoje – em que eu sinto falta da acidez de seus comentários ruidosos. De seu olhar junto as minhas laterais… de seu passo lado a lado ao meu. De seu silêncio durante minha fala sem entusiasmo… de sua quietude junto a minha anatomia quando a melancolia era minha única pele. E de seu entusiasmo canino ao me encontrar pelos caminhos que partilhávamos… ela estava sempre de braços abertos pra mim!

Éramos duas… mas fomos apenas uma muitas vezes! E sempre que tropeço em figuras pelo caminho, encontro algo dela nas pessoas que observo e, talvez por isso eu me afaste gradativamente.

Eu sei que são figuras estranhas e, jamais serão diferentes disso… eu não as amo e jamais amarei… não por não serem ela, mas por serem apenas elas mesmas… e nada mais!

3 comentários sobre “Amizade a primeira vista…

  1. Tatiana Kielberman disse:

    Já li uma. Já li duas. Já li cinco, dez, quase quinze, acho… e ainda lerei outras muitas vezes… seja lá quantas forem, este texto chegará a minha alma com o mesmo acalento, com tamanha emoção. Um nó na garganta se fecha e eu visito cenários múltiplos, revendo a minha própria vida, tal como num filme.
    Grazie por isso, que, em tantos momentos, só você consegue.
    Bacio.

  2. Cláudia Costa disse:

    ” a oferecer o que eu sempre oferecia as pessoas: indiferença… ”
    Forte, muito forte isso.
    Me obrigou a divagar sobre o que em nós, fica tão vazio, a ponto de só termos indiferença para dar. Pensei no olhar, ao longo do tempo, se perdendo de nós…já que, “o outro” é sempre uma forma de espelho.
    Fui de encontro aos meus silêncios…a gastura que a vida trouxe e a tantas coisas que eram importantes e perderam-se no correr dos dias.
    Indiferença…acho que é tudo que minha sombra acena.

    Que texto!
    Beijos pensativos…

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

