…último capítulo de 2016!

 

DD Sao Paulo, SP 10/ 12/2014 DECORACAO DE NATAL Pontos da cidade de SP com mais enfeites de Natal segundo a SPTuris. Avenida Paulista. Foto LUIS BLANCO / DIARIO SP

Noite de dezembro… a primeira — estranhamente fria, aconchegante. Starbucks, outra vez. O latte de sempre… o canto da mesa. Os livros ficaram a casa. Nem Borges, Eliot ou Baudelaire vieram comigo. O trabalho ficou para depois… outra semana-vida-momento. Para hoje apenas as missivas e nos intervalos das leituras… o pensamento no dia seguinte — o ano que vem, que será novo-e-velho, como de costume…

Senti, no meio da tarde, saudade de outros tempos, quando dezembro significava um mês em branco. Era tempo de descer as mantas e os casacos da parte alta do armário… sair para comprar lã e sentar-se na sala de leituras para confeccionar luvas. Chamar o signore T., e seu velho macacão jeans com os bolsos repletos de ferramentas, para reparar as janelas e a calefação da casa… e, finalmente, rever o silêncio da rua, das casas, da penumbra dos candeeiros.

Nesses dias, quando caia a noite… eu grudava os olhos nas vidraças e sentia crescer a vontade de vagar sem destino pelo meio da rua e seu cinza-noite… falsamente iluminado pelo dourado das lâmpadas no alto dos postes.

Era tempo de caldos quentes, taças de vinho, chocolate quente e todas aquelas receitas deliciosas da infância, que não posso fazer nesse dezembro tropical que só me faz pensar em saladas, caldos frios e bebidas geladas…

Dezembro desse lado do atlântico é um mês multi-colorido… aquecido e dissonante, que seguem sem ressoar em minha pele. Após uma década inteira em Sampa, eu me limito a fechar o livro e devolvê-lo a prateleira da memória. É ponto final nessa história, que se escreve em doze capítulos…

5 comentários sobre “…último capítulo de 2016!

  1. Lua Nova disse:

    As vezes, eu me pergunto se ficar com você alguns dias da semana, me contagio com esse seu ritmo de escrita. Eu viajei aqui. Fui longe. Vi neve, mantas, casas aquecidas, ruas vazias e voltei para São Paulo (onde nem estou) e suas ruas cheias, aquecidas.

    Ai Catarina. T.E A.D.O.R.O

    bisous

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

