…antes de ontem, antes de amanhã, antes de hoje, antes de mim… depois!

capitulo-2

…fevereiro é um mês febril, ainda é verão pelas ruas desse país tropical — que ama o Carnaval — dessa cidade nada desvairada, onde escurece repentinamente e as águas caem no meio da tarde, sem piedade. Alagam as ruas, ao mesmo tempo que afagam a minha alma… que se sente anestesiada-embriagada com a folia dos Trovões nos céus e a chuva na vidraça. É minha generosa porção de monotonia, meu olhar para dentro, meu suspiro pesado, meu aconchego entre almofadas imaginárias, meu pesado gole de silêncio.

Não sou uma pessoa de ‘carnavais’… não suporte multidões. Não me acostume as altas temperaturas do verão. Não sou dada a fantasias… embora isso possa parecer contraditório… já que louvo Baco, sua embriagues. E a realidade nunca foi uma parceira… a quem dar as mãos e sair para caminhar calçadas.

Sou uma pessoa-humana (?) que busca a contramão da realidade e se contenta com a mesa do canto — no lado oposto às multidões. Aquela que prefere um pesado gole de café-vinho… e brinda, com raro prazer, a solidão da amalgama. Que vira a folha do livro quando a noite se aproxima da pele e viaja-vaga por mundos vários-inventados, sem deixar o conforto do quarto.

E embora seja um mês febril… fevereiro nunca foi um mês de letras nas pontas de meus dedos, que parecem fadados a esperar por maio… como se cumprissem um ritual de dormência-quietude.

Hibernar é uma arte… que os ursos dominam, porque sabem que é preciso descansar da realidade. E ouso dizer que eles são sábios… porque preciso urgentemente descansar dos falatórios dessa gente, que domina tantos idiomas-locais-vivências-fronteiras…

Me aborreço sempre que um ‘assunto novo’ chega aos meus ouvidos… mais do mesmo e uma euforia viral. Eu prefiro repetir a frase da atriz de Flores Raras, no Oscar do ano passado: ‘não sou capaz de opinar’.

O Carnaval não se limita a fevereiro… por aqui qualquer tema — trump-eike-diploma-muro-cinza — serve como fantasia para as pessoas dispostas a tagarelar. Haja sanidade!

7 comentários sobre “…antes de ontem, antes de amanhã, antes de hoje, antes de mim… depois!

  1. Mariana Gouveia disse:

    “Sou uma pessoa-humana (?) que busca a contramão da realidade e se contenta com a mesa do canto — no lado oposto às multidões”.

    Caibo dentro desse abraço.

    • Lunna Guedes disse:

      Nossa, tem muita coisa em fevereiro… eu por exemplo, tenho um projeto fotográfico para começar. Está na minha check list e tenho um novo romance para escrever. Nossa. Parei…

      Vou lá fazer a vida acontecer.
      bacio

  2. Roseli Pedroso disse:

    Há! Assim como você, ando bem cansadinha de tanto fala/fala. Estou com você e a atriz: não sei opinar. Na realidade, até sei mas ando com uma peguiçaaa!!! Deve ser culpa de fevereiro. Verão, essa malemolência no ar…
    Bacio cara mia!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

