Uma lua… no papel!

uma lua no papel

…depois de descobrir uma livraria numa dessas ruas com nome de pássaros e relembrar os meus dias em Coimbra, quando ao sair nos intervalos longos-e-demorados das aulas… descobria cenários inusitados — vasculhei as poucas prateleiras do lugar e, curiosamen-te, acabei por esbarrar em um livro de poesias portuguesas… da poeta Ana Luíza Amaral. Provei de seus versos ali mesmo e foi como viajar-vagar no tempo e espaço, voltando as manhãs de minha infância.

De posse do livro, o cão e eu fomos para o ‘café entre esquinas’ ocupar nossa mesa a sombra. E enquanto ele observava os movimentos e ganhava afagos dos baristas — que foram seduzidos por ele… eu virava as páginas com a calma típica de quem observa a si mesma no espelho.

Alguns goles de latte mais tarde… descobri um poema-pele, que ficou em mim, grudou na pele feito tatuagem. Tomei nota de seus versos em meu velho-amigo-diário, na pele, na alma e no ar, enquanto avançava calçadas, na volta para casa…

Sim, eu voltei a escrever… em diários de papel também!

 


Poema: ‘lua de papel’
Ana Luísa Amaral

Se eu cantasse o amor sem resultado ou sem causa,
seria mais sensata: chegava-me uma lua de papel,
um par de braços lisos, conformados

Se eu cantasse o amor sem causa ou resultado,
tinha muito mais paz: fingida em lua-cheias,
seria mais sensata e decerto poeta bem melhor

Assim o que me resta é lua cheia a
transbordar de tridimensional. A paz a falhar toda
e eu resolvida em causa a insistir papel. E amor.

5 comentários sobre “Uma lua… no papel!

    • Lunna Guedes disse:

      Ah, meu caro, também faço isso. Comecei com o livro de Álvaro de Campos, depois de ler todas aquelas deliciosas páginas, resolvi ler ao meu sabor, como se fosse um gole e cá no meio da tarde. rs

      bacio

Deixe um comentário

