BEDA | A… gosto!

queria ver se chegava por extenso ao contrário:
força e pulsação e graça,
isto é: luz, de dentro, despedaçando tudo,
e concentrada:
estrela / estela

Herberto Helder


1472664892006.jpg


…agosto aconteceu em minha amalgama, que pede por ventos, dias de chuva, xícaras de café, envelopes, diálogos, livros… e implora para que os dias sejam rápidos-ágeis e gentis.

Não tenho apreço por agosto — confesso. São dias estranhos, amarrados uns nos outros, lentos. Sempre tenho a impressão de que o ano acelera suas horas, seus dias-semanas-meses até chegar em Agosto… o fôlego simplesmente acaba e ficamos encalhados nesse mês… cujo nome devemos ao imperador-invejoso que resolveu adequar o Calendário da mesma maneira que Júlio César já o tinha feito. Não quis ser menos… então temos trinta e um dias de lentidão no calendário.

Quando criança era o ápice do verão….dias de férias descanso merecido das aulas. As cidades-casas se esvaziavam… as estradas-estações ficavam cheias. Era tempo de partir-chegar… caldo de massa no final do dia. Abraços apertados. O som do carrilhão a ressoar pela casa-pele-alma desalojada dos conhecidos sons da cidade. No campo… os sons são outros e até se acostumar com a realidade de pássaros-insetos a mente enlouquece. Mas o corpo não demorava tanto… pés descalços, as mãos sempre sujas, os músculos e nervos arrebentados de tanto correr-escalar-subir-e-descer-cair. Era dias de fome-sede excessos típicos do verão-infância.

O agosto de hoje é mais calmo… é inverno, mas os dias estão quentes e secos. Não chove há dias… e a ‘moça do tempo‘ com seu sorriso-batom-vermelho avisa que não  há previsão. Respiro fundo e penso na atmosfera pesada… a poluição se exibe no horizonte paulistano e começam as conhecidas crises e espirros, dores de cabeça… no corpo, fadiga, febre sintomas das famosas gripes sazonais.

Mas uma coisa não mudou… agosto continua a ser um mês enfadonho-emaranhado e com a estranha mania de se aventurar por outros meses do ano. Invade setembro… avança severamente sobre outubro e, às vezes, se apodera de novembro sem cerimônia, como se os dias do Centauro fossem meros degraus de pedra.

Se bem que, como a realidade anda às avessas… não vou me espantar se agosto acabar num estalo… antes mesmo que seus trinta e um dias sejam devidamente riscados do calendário.

Para ver se acelera o ritmo… comecei a tramar Agosto nos últimos dias de Julho… e resolvi participar do BEDA  blog every day august  um desafio que surgiu para agitar os dias de agosto nos blogues, incentivar as postagens criativas e comemorar o Blog Day no último dia do mês… já que, nos últimos tempos, muitos blogues se tornaram uma espécie de açougue publicitário, enquanto outros ficaram no limbo do esquecimento (eu?)  ao mesmo tempo que dei início a elaboração dos livros da Scenarium a serem lançados no dia vinte e seis.   



Lista de blogues participantes do BEDA  2017

Blog Fala Tef – Blog Mãe Literatura  – Canal Borboletas  – Bruna Morgan 
Colecionando Meus Momentos – Mundinho da Hanna  – Meu Cantinho Virtual
Arte da Inspiração  – Dose de Poesia  – Era Uma Vez, Uma Menina
Mania de Organizar e Viver Saudável – Mia Sodre Wink –  Alma Crítica
Blog Mulher Cristã e Seu Lar

selo para o BEDA

Anúncios

7 comentários sobre “BEDA | A… gosto!

  1. claudialeonardi disse:

    Que delicia de post!
    Adorei seu texto.
    Confesso que também nao tenho apreço por agosto. Quem sabe com o beda isso mude um pouco…
    Também estou atualizando a lista de blogs por aqui e isso é ótimo
    Bjs, querida

  2. Mariana Gouveia disse:

    Agosto chega aqui com aviso de fogo em Chapada do Guimarães. Os morros/colinas de difícil acesso queimam e o cerrado morre aos poucos.
    A fumaça chega até a mim, como se o próprio morro pedisse socorro e com isso, acelero nas atividades para que os dias passem ligeiros.
    Bacio

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s