BEDA |Antes do dia seguinte: vem o ontem…

…ocupei o lugar no elétrico 408 – A | Machado de Assis — que percorre o centro velho paulistano, com sua atmosfera deliciosamente antiga: onde a cidade começou. É um dos trajetos mais interessantes, com direito a pausas repentinas para conectar o cabo aos fios. Acho que não existe motorista nessa cidade que não conheça o ritual do trólebus: esperam o cobrador saltar, calçar as luvas e fazer seus malabarismos para religar o ônibus. É um curioso instante de calma no meio do caos urbano, que eu gosto imenso de apreciar essa espécie de reticências inserida na pressa urbana.

A bordo do trólebus comecei a pensar o primeiro semestre desse ano. Não sou dada a retrospectivas, mas gosto imenso daqueles antigos ‘álbuns de fotografias‘. Era divertido esperar pela revelação do rolo de filme Kodak asa 400 e suas 36 poses. e receber o resultado {em vinte e quatro horas} que nem sempre agradava: filme velado, fotos tremidas, olhos vermelhos…

Hoje em dia, basta um click e pronto: o momento está guardado nos modernos e enfadonhos Smartfones. Caso não agrade… tenta-se de novo dentro do mesmo segundo e pronto. O engraçado, no entanto, é que não revemos mais as fotografias… ficam estocadas em pastas. Quando muito compartilhamos em redes sociais (esse rolo compressor) ou nos apps de mensagem. Eu tenho dúzias de pastas em estado de esquecimento.

Para escrever esse post… revirei os meus arquivos e escolhi uma fotografia para ilustrar cada mês do primeiro semestre de 2017.


 

2017-04-10 21.19.18

Janeiro foi um mês que me deixou ‘fora do ar’… tratar os dentes, revirar caixas, cortar os cabelos… visitar os espaços urbanos. Comer ‘bola de berlim’ na Casa Mathilde. Ir ao Municipal assistir ao coral. A cidade parecia sonolenta… as ruas vazias.

20050386_854503834727784_1149555240_o

Fevereiro é um eterno carnaval de movimentos… a cidade ferve. O verão atingia o auge e os cenários se reinventavam. Era preciso esperar o ‘maior espetáculo do mundo’ acontecer… para finalmente o  ano começar. Fui ao cinema… a livraria… e redescobri o Mirante Nove de Julho…

2017-03-31 16.32.30

Março finalmente foi ‘ano novo’… primeiro lançamento da Scenarium em 2017. Costurar livros e apresentar o resultado aos autores e seus amigos. Gosto imenso de observar o que é surpresa-novidade nos olhos de quem tateia o objeto-livro. Já colhi todo tipo de reação… a mais divertida foi a de uma senhora, que parecia ter uma vaso de cristal em mãos, que iria se quebrar ao menor toque. Mas a pupila de seu olhar reluzia imensa.

_20170527_203308

Abril foi outono nas ruas, na alma, na pele. Estação predileta. Dias mais curtos. Noites mais longas. Abraços, passos — e café entre esquinas.

2017-05-09 11.13.52

Maio trouxe uma missiva para as minhas mãos. Atravessou o Atlântico… nela havia um poema de Mr. Walt. O que me obrigou a buscar meu velho ‘folhas da relva’ nas prateleiras… e levá-lo para um passeio pela cidade. Ler esse Senhor no Mirante — com sua paisagem imensa — na companhia de um latte muito bem feito… foi inspirador. 

coletivo

Junho foi todo no plural… as emoções, os sorrisos, o lugar e o livro ‘coletivo’ que veio a luz dos nossos olhos, numa noite de lua cheia no coração da metrópole, com o vermelho das ‘tulipas’ na janela… ali no famoso e delicioso Cine 4…

 


 

blogagem coletiva

selo para o BEDA

2 comentários sobre “BEDA |Antes do dia seguinte: vem o ontem…

  1. Amável Casa disse:

    Viajei aqui na suas fotos e nas palavras, o tempo está passando tão depressa que meu maior desafio esta sendo dar toda qualidade que nosso tempo merece, porque ele é nosso bem precioso nesta terra, gostei muito do seu post. Beijos

    Mari de Castro

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

