Desde menina que giugno é um dos meses favoritos no calendário e me acostumei a dizer — desde que me mudei para São Paulo em dois mil e dois — que adoraria fechar os olhos e acordar dentro das manhãs de giugno… que por aqui são menos claras-curtas-frias e suavemente esbranquiçadas. O sol se demora a ultrapassar as nuvens e tudo fica mais lento e aconchegante — para depois… como tanto gosto!
Ainda é outono… mas, em poucos dias será inverno e eu vou me fechando dentro — abraçada a melancolia que tem lugar cativo em meu corpo-alma.
1. adoro vestir pijama-meias e andar por aí… com xícaras-livros em mãos. Sem pressa. Acordar cedo, antes do mundo e espiar paredes, a mobília. Ocupar eu lugar à mesa. Medir os ingredientes, a realidade, as coisas e sua causas…
2. Gosto imenso quando saio para caminhar e encontro as folhas pelo chão… me lembro imediatamente das brincadeiras de infância quando C. e eu íamos ao Parque-Bosque pra tentar agarrar uma folha em seu último voo de vida-e-morte. Era sinal de sorte interceptá-la antes que tocassem o chão!
3. Trabalhar na cama, comer uma fatia generosa de bolo recém saído do forno. Assistir a um filme, ler um livro. Adormecer. Meditar coisas futuras… escrever os posts do blogue. Despertar dentro de certas manhãs esbranquiçadas de giugno.
4. Ir para cozinha no final da tarde, quando começa a escurecer, medir os ingredientes e preparar fornadas de pães. trigo. ovos. manteiga. leite. ervas secas. fermento. Misturo tudo numa tigela. Amasso até a massa mudar de cor e o cheiro se esparramar pelo ar. Deixo crescer e preparo os pães que vão ao forno. Nunca soube determinar a quantidade dos ingredientes que uso. Aprendi com a nona a usar os sentidos na hora das medições… também não entendo nada de receitas, apenas de ingredientes.
5. Gosto imenso de ir à feira com um prato em mente… escolher os ingredientes frescos. Cozinha limpa-arrumada. Lavar. Picar. Ralar. Água no fogo. Massa a cozinhar. Azeite na frigideira… alho-cebola-cenoura-couve-flor-alho-poró e os aromas no ar. Mesa posta para dois-três. Depende do dia…. gosto quando é para apenas nós dois. Aprecio quando é para outros de nós. Ir para a cozinha a qualquer momento, sem compromisso-obrigação de horários é pausar a realidade e deixá-la para depois…
6. Gosto imenso de giugno porque é o mês de meu menino… o nosso mês… mais um bom motivo para despertar dentro dessas manhãs esbranquiçadas.
| Cilene Mansini | Maria Vitoria |Mariana Gouveia |
| Mari de Castro | Obdulio Nuñes Ortega |
Ai quanta coisa boa por aqui, essa época é muito especial acho que é por conta do aconchego que ela nos traz do afago! Pãozinho quente e ir para a cozinha sem horários e rotina pausando a realidade nossa como amo isso, fazer nosso próprio tempo! Que delícia de post me deu até fome vou já para cozinha fazer delícias também! Bjinhos Lunna ❤
Posso dizer que apaixonei-me mais por você? Muito mais… Molto!
E giugno é lindo assim, com a lembrança de tua voz…mas vibro-me contigo em Augusto!!!
O tom outonal e a edição das suas fotos dicou tão lindos! Mesmo essa época fria e cinza, sendo um pouco melancólica, eu me sinto imensamente mais feliz e inspirada!
As minhas fotos favoritas foram a segunda (amo folhas caídas) e a terceira (carrega tanto aconchego). Sempre que venho aqui ler seus textos ou ver suas fotos, me sinto bem 🙂
Beijos!
Carissima
Belas fotos e lindas referências
Adoro junho também.
Gosto das caminhadas com esta luz linda de outono e de preparar pratos especiais para meus amores
Bacio
Como não poderia deixar de ser, junho trouxe fotos maravilhosas!!!
E esse pão!!! Senti o cheiro dele por aqui rs.
Bjs
Junho amoroso assim é cada sabor-saber!