Beda | meu personagem favorito

elizabethanddarcyf_1828586c
Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy

Abro o livro… e a frase — “é uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna deve estar à procura de uma esposa” — me posiciona no século XVII… a famosa era vitoriana. Sou transportada imediatamente para a fictícia Meryton… onde vive Elizabeth Bennet.

Jane Austen foi feliz em suas escolhas… não a descrevendo de imediato, não nos oferecendo muito — o que nos permite ir conhecendo-a aos poucos. Porque essa é a proposta da trama: conhecer-se.

Elizabeth é uma jovem com uma personalidade marcante — algo pouco comum as moças de seu tempo. Ela consegue se impor e ter opinião própria, a ponto de não concordar com as atitudes da mãe, sempre em busca de maridos ricos para as suas cinco filhas.

Gosto, sobretudo, quando diante do erro de julgamento, Elizabeth se encolhe e evita o olhar de Darcy. Tímida, como ainda não havia se mostrado na trama e, já sem a segurança de antes… chega a temer seus próprios passos. E, numa sociedade onde bons casamentos são o desejo de toda e qualquer moça, ao saber-se diante da enorme propriedade, daquele que é, sem dúvida alguma, o personagem mais apaixonante da literatura inglesa, não é de se espantar, que ela tenha engasgado… no que considero ser a melhor cena escrita por Jane Austen para uma de suas personagens.

Gosto de imaginar que nesse momento, Elizabeth Bennet tenha ouvido a própria voz… recusando o pedido de casamento feito por Darcy. E respirou fundo ao recordar toda a perplexidade sentida diante de um homem que lhe confessa admiração e amor, de maneira nada gentil… como se lhe fizesse um imenso favor ao lhe confessar que não é capaz de reprimir os sentimentos contra os quais vem lutando — em vão.

Obviamente que Darcy não esperava ser rejeitado — “ele é um tipo de homem a quem não se deve dizer não” — mas Elizabeth o fez, corajosamente, dirão uns… talvez se não existisse a recusa, a história tivesse outro rumo e acabaria ali mesmo, com o famoso ‘e foram felizes para sempre’. Mas com uma personagem decidida-forte-e-teimosa não poderíamos esperar outra atitude da jovem Bennet.

Darcy é pego de surpresa… e talvez por isso, exija uma explicação de sua pretendente — que não economiza palavras e tem todos os seus motivos enfileirados em mente e os apresenta de maneira incisiva, sem deixar margem para que o cavalheiro a sua frente os questione, restando a ele, apresentar um pedido de desculpas e uma retirada estratégica.

Darcy e Elizabeth são personagens cheios-imensos… oriundos de mundos totalmente diferentes. Ele é um nobre, acostumado as cortesias, deferências e as mulheres com quem convivia estavam sempre a aguardar por sua aprovação… ao contrário de Elizabeth, que era uma criatura rural, que encontrou no pai uma saída para uma realidade limitada: viver a espera de um pretendente.

Os dois são personagens que não dependem um do outro para serem o que são. Mas, em determinado momento dependem-se… porque se permitem olhar nos olhos um do outro e ver além das primeiras impressões — título que Jane Austen chegou a propor para a trama —, e, ao se permitirem conhecer-se, reconhecem seus defeitos e qualidades, e a admiração começa a existir gradativamente — sem pressa.

 

“Tenho a certeza de que é generosa demais para fazer pouco caso dos meus sentimentos. Se os seus são ainda os mesmos que manifestou em abril passado, diga-o imediatamente. Minha afeição permanece inalterada; basta porém uma única palavra sua para fazer com que me cale para sempre.”

Mr. Darcy

 

blogagem coletiva


Esse post é parte integrante da blogagem coletiva
Alê| Cilene| Claudia Leonardi  | Fernanda | Hanna | Obdulio | Mari | Maria Vitória


 

beda interative-se

Anúncios

11 comentários sobre “Beda | meu personagem favorito

  1. cristinasottomayor agosto 15, 2018 / 11:30

    Orgulho e Preconceito …. um dos meus livros preferidos. E tem um pequeno pormenor (o livro original) que poucos autores fazem: um capítulo a descrever o “depois” das personagens …

  2. obduliono agosto 15, 2018 / 11:40

    Eu me li nas palavras de Mr. Darcy, destacada na parte final de sua postagem, Lunna. Em resposta, alguns diriam: “você não lutaria?”. Não, apesar de minha tentativa de ir contra todos os preconceitos, como aquele que preconiza que homem tem que manter certa altivez. Sou orgulhoso demais para agir de outra maneira.

  3. Fernanda Akemi Pedotte agosto 15, 2018 / 14:05

    Lunna!!
    Hoje você fez meu dia! Sou apaixonada por Orgulho e Preconceito! Uma das minhas leituras favoritas e já li várias vezes. E sempre termino com o coração aquecido!!!
    Amo esses dois personagens!! E como você mesma disse: “Os dois são personagens que não dependem um do outro para serem o que são. Mas, em determinado momento dependem-se…”
    Amei!!!

    Bacio

  4. Cilene agosto 15, 2018 / 18:36

    Eu não li Orgulho e Preconceito, mas agora me senti obrigada a ler, fiquei curiosa sobre os personagens.

  5. Mari de Castro agosto 15, 2018 / 19:19

    Na verdade não li o livro e conheci a história destes dois através do filme que já vi várias vezes, e me apaixonei, está entre meus filmes preferidos pela sutileza e ao mesmo a personalidade questionadora de Elizabeth um romance que aquece meu coração, não importa quantas vezes eu assista sempre me toca. Ainda vou comprar o livro pois quero muito ler bjs❤️❤️

  6. Andri agosto 15, 2018 / 20:52

    Orgulho e preconceito é um dos melhores livros que já li,e posso dizer que não canso de rele-lo.
    Um livro onde a mocinha tem escolhas própria e que não se deixa influenciar,mesmo sendo um romance de época. Ela se mostra forte em várias ocasiões. E ela reconhece que foi preconceituosa. Amooooo
    E o que dizer do Darcy. Que ele me parecia esnobe em várias parte do livro.
    E que pedido de casamento foi aquele primeiro Hen?
    Mas no decorrer do livro vemos a mudanças que ocorre nele. E vemos o surgimento do amor.
    Só posso dizer que é um livro espetacular.

  7. claudialeonardi agosto 15, 2018 / 21:05

    Carissima
    Acredita que ainda não li este livro? Algo me dizia que você escolheria Jane Austin…
    Adorei o post e fiquei com mais vontade ainda para ler o livro
    Bacio

  8. moçacombrincodepérola agosto 16, 2018 / 1:40

    Gosto de como Jane Austen “lacrou”, como dizem os novinhos na internet , e escreve uns romance em que o amor à primeira vista não acontece. Elizabeth e Darcy se antipatizam de primeira.

  9. Monique Dieli Chiarentin agosto 16, 2018 / 18:30

    Acredita que ainda não li Orgulho e Preconceito ? Mas prometo que logo vou ler e acho que vou gostar, pois já vi muitas resenhas positivas sobre e também é o livro favorito de muita gente!

    Adorei conhecer mais sobre a sua personagem favorita!

    Beijos
    invernode1996.blogspot.com.br

  10. Hanna Carolina Lins agosto 16, 2018 / 20:00

    Acredita que nunca li nada de Jane Austen? É até um crime afirmar isso, mas é a verdade… rs
    Mas tratei de corrigir isso e comprei uma edição capa dura, está para chegar nesses dias aqui em casa. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

  11. Juliana Sales agosto 18, 2018 / 21:06

    Tenho vergonha de admitir que nunca li Orgulho e Preconceito, na verdade nunca li nada de Jane Austen. No começo foi por pura ignorância, pois imaginava ser apenas mais um romance comum, aqueles com história de amor bem clichê, e esse não é nem de longe o tipo de leitura que me chama a atenção. Depois conheci um pouco mais sobre a autora e sobre a obra em si e vi que vai muito além de um simples romance. Na realidade, só ainda não o li, porque minha lista de leituras futuras é gigantesca e eu ainda acabo passando na frente os livros dos meus gêneros preferidos. Mas está lá, anotado, e uma hora ou outra acabarei lendo. E seu post me deixou um pouco mais curiosa para conhecer “pessoalmente” Mr. Darcy e Elizabeth.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s