10 | os livros para esse setembro…

clone tag: -8346303899374279974

Eu deveria ter descido os livros das prateleiras, como fez a Renata — nesse fim de semana. Espalha-lho pela cama-chão-mesa… escolher os livros para setembro, que já começou e avança firme em direção a outubro e a cada livro-limpo imprimir um novo olhar pelas páginas… permitindo um novo sentimento em velhas-novas leituras.

Mas depois de observar as prateleiras na manhã fria de sábado… agi por impulso. Peguei o que a mão alcançou… sem me preocupar com autor-cor-forma.  O clássico: escolher por escolher somente.

Escolhi livros que já foram lidos em outros tempos — ignorando a pilha de inéditos ao lado da cama. Exceção feita a ‘todo aquele jazz‘ que não conquistou meu olhar no primeiro contato.

Os ensaios escritos por Mr. Geoff Dyer — que utilizou o Jazz como trilha sonora para narrar a trajetória de alguns monstros do gênero — não me fez avançar nas páginas e seguir viagem com os personagens. Cair na estrada — rumo a um show — é a proposta, mas minha alma não quis sair de casa na ocasião.

Quem sabe na companhia da poesia de Ginsberg… eu caia nessa estrada e vá de encontro a esse horizonte.

 


 

Livros para setembro

1 — Aqui de dentro — Sam Shepard
2 — Todo Aquele Jazz — Geoff Dyer
3 —  Morreste-me — José Luis Peixoto
4 — O papel de parede amarelo — Charlotte Perkins
5 — Uivo — Allen Ginsberg

Anúncios

15 comentários sobre “10 | os livros para esse setembro…

  1. Retipatia setembro 10, 2018 / 18:01

    Talvez esteja faltando apenas a melodia certa de jazz a te embalar nessa leitura…
    Mas mais importante, é adiantar que espalhar tudo e reorganizar só me trouxe a certeza de que há mais livros que espaço por aquelas prateleiras e, no fim do dia, além do cansaço, pensei, talvez devesse ter pego um e lido ao invés de me matar aqui… rsrsrs Coisas da vida, eu acho.
    E gostei do título de ‘o papel de parede amarelo’… quero dizer, tudo que você lê, automaticamente, já me gera curiosidade… parafraseando você, não de graça, mas simplesmente por gerar…
    xoxo

    • Lunna Guedes setembro 11, 2018 / 19:44

      Oi Rê, já pensei nisso, mas pode ser também aquela velha questão… apenas não ser um livro para essa que vos ‘fala’. Já aconteceu algumas vezes. Pode acontecer de novo. rs
      Eu li ‘o papel de parede amarelo’ no fim de semana e ainda não sei se gostei ou não, ainda estou em suspenso. É um conto curto-breve-forte. Por enquanto é tudo que posso dizer a respeito.

      bacio

  2. Lua Nova setembro 10, 2018 / 20:09

    Fiquei curiosa com o papel de parede amarelo. Nunca tinha ouvido falar. Mas sou como a Retipatia (amei esse nome, gente) que também fica curiosa com o que você lê.
    Eu já descobri pérolas aqui, como ‘a elegância do ouriço’ entre outros.
    Mas vou aguardar suas impressões.

    bisous

    • Lunna Guedes setembro 11, 2018 / 19:45

      Oi Lua Nova, e eu aqui sempre cheia. culpa sua.

      Ah, minha cara a Rê é uma figura deliciosa até pelo título do blogue. rs
      Mas eu sou suspeita, cai de amores pelo blogue-ela. enfim
      Ah, o papel de parede é interessante e rápido de ler. Mas é tudo que posso dizer a respeito.

      bacio

  3. Luana Souza setembro 10, 2018 / 23:43

    Eu queria conseguir selecionar livros para ler em determinado mês, mas sei que ia acabar falhando hehe. Isso porque sempre acabo descobrindo um título novo, ou ganhando livros novos (o que não é ruim). Nesse mês de setembro eu quero terminar de ler Geek Love. Já li Labirinto, e se tornou um dos meus livros favoritos da vida ❤
    Não conhecia nenhum livro dos que você escolheu, mas espero que sejam ótimas leituras!
    beijos.

    • Lunna Guedes setembro 11, 2018 / 19:46

      Ah, Luana, mas eu comecei pequenininho. Um livro por mês e deixava os outros chegarem. Aos poucos. Hoje consigo selecionar o que quero ler, mas sempre surge um ou outro no meio do caminho. rs

      bacio

  4. Ale Helga setembro 11, 2018 / 19:40

    Sempre monto minha lista de leitura…Vejo os desafios que participo, tento encaixar, faço um juramento: não comprar nenhum livro enquanto não ler os que tenho, sempre falho…Não conheço nenhum dos livros citados mas, vou procurar…
    Abraços
    Ale Helga

    • Lunna Guedes setembro 11, 2018 / 19:42

      Oi Alê, boa noite… já fiz muito isso. Juras-promessas de não comprar livros novos enquanto não terminasse a leitura. rá. E sempre falhei feio. rs

      bacio

  5. ana claudia de angelo setembro 14, 2018 / 20:27

    Olha, eu já até desci os livros da prateleira, mas não sei o que está acontecendo que não desenvolvi muito! Rsrsr! São leituras lindíssimas! Desejo ver muito aqui sobre elas!
    Beijos!

  6. Juliana Sales setembro 15, 2018 / 17:13

    Me identifiquei muito com o que você disse de passar os olhos aleatoriamente pela estante e pegar um livro quase que por impulso, sem nem saber bem porque a mão tomou aquela direção. Faço muito isso e também sou dessas que tem uma lista gigantesca de livros inéditos a serem lidos, mas vira e mexe acabo me rendendo a uma releitura. Já me disseram que é perda de tempo reler livros já lidos, mas se fosse assim, por que eu os guardaria? Adoro reler uma história e ver como ela conversa comigo em função da época/momento que estou vivendo. Outra coisa curiosa que eu pensei lendo esse post foi que eu sou uma pessoa toda cheia de metas e planejamentos, mas nunca fiz isso em termos de leitura. Nessa questão, encontrei em mim uma pitadinha de caos: leio o que quero, quando quero, e sem prazos ou planos.
    P.S.: “Papel de parede amarelo” realmente é um título muito curioso, chamou minha atenção logo de cara.

  7. Patricia Monteiro setembro 16, 2018 / 8:57

    Também me chamou a atenção o Papel de Parede Amarelo, achei um título peculiar, assim de cara não consigo imaginar uma sinopse pra ele.
    Adoro reler livros, quando uma história mexe comigo não consigo me desvencilhar, vira e mexe me pego de novo mergulhada nos enredos que tanto me marcaram.

  8. Caos Da Imaginacao setembro 16, 2018 / 22:21

    eu ja pensei em fazer uma seleção de livros para ler no mes, mas não consigo, sou muito indecisa nas leituras, as vezes acontece ao acaso outras depende de como estou me sentindo. Por isso nao consigo. Mas voce está de parabéns pelos livros selecionados, nao conheco nenhum deles, adorei a dica

  9. luh15souza setembro 17, 2018 / 10:34

    Ah eu já desisti de fazer tbr de leitura a muito tempo eu acabo não seguindo, simplesmente paro na frente da estante e pego o primeiro que me chama a atenção. Dos livros que você citou não conhecço nenhum mas te desejo uma boa leitura e que você consigo conclui-las.

  10. claudialeonardi setembro 18, 2018 / 20:00

    Carissima
    Da sua lista escolhida, o papel amarelo está na minha, assim como todos os livros do Peixoto
    Ao contrário de você não gosto de reler livros, prefiro os inéditos…e a pilha aqui anda bem grande
    Boas leituras
    Bacio

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s