21 | como os livros me escolhem…

dsc_0191

Gosto de andar entre prateleiras, sem compromisso. Espiar a ordem-desordem do espaço-lugar. Ilhas com seus lançamentos de ontem-hoje. Tenho minhas preferências, mas gosto de tatear a realidade. Sentir o que é novidade, ainda que nada me agrade.

Sentir que os clássicos sempre voltam, com novas capas — cada vez mais coloridas. E, vez ou outra, por aqui, velhos conhecidos meus, também ganham um merecido lugar nas prateleiras. Não faz muito tempo que a Companhia das Letras lançou Borges em série… foi apetitoso — levei quase todos para casa.

Recentemente, ao ir a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista — a minha favorita, na cidade… descobri o livro ‘meus desacontecimentos‘ nas mãos de outra pessoa. A capa branca com riscos e rabiscos e o título (que me remeteu imediatamente a Fernando Pessoa e seus desassossegos) me seduziu. Era o último exemplar. Levou dias para eu tê-lo em mãos e devorar a escrita suculenta de Eliane Brum.

Na contramão, encontrei Linha M... de Patty Smith, cantora punk. Uma lenda viva… a voz por trás da melhor versão de ‘smells like teen spirit‘. O livro, no entanto, figurava entre a lista dos dez mais lidos, naquele momento. E como não consigo ler o que todos estão a ler, deixei para depois. Quando a febre passasse. E passou… o livro foi parar na pilha das promoções. Metade do preço, como ‘fim de feira’, onde tudo se compra a barraca inteira por um real. Levei… mas, ficou em estado de espera, na pilha que cresce, em minha mesa.

E, ao espiar os livros que tenho por aqui, conclui que eu não os escolho. São os livros que me escolhem, com seus títulos cheios e histórias imensas.

 


E com esse post, chega ao fim a maratona de outubro… grata a todos que participaram e até a próxima!

Ana Claudia | Ale Helga | Cilene Mansini | Fernanda Akemi
Mari de CastroMaria Vitória Mariana Gouveia | Obdulio Nunes Ortega

 

 


 

maratone-se

Anúncios

10 comentários sobre “21 | como os livros me escolhem…

  1. Ale Helga outubro 21, 2018 / 20:42

    Amei essa maratona!!! Conheci um pouco de cada um e me conhecia mais um pouco…Amo ir na livraria Cultura, será que já nos esbarramos…Olha aí um ótimo local para o nosso café…
    Abraços

  2. Cilene Mansini outubro 21, 2018 / 22:36

    Amei participar dessa maratona, confesso que não foi fácil para mim que não tenho o hábito de escrever esses tipos de post sobre mim, temas assim soltos. Mas foi ótimo para eu treinar e começar a melhor a minha escrita. Minha livraria preferida na vida é a Cultura do Conjunto Nacional. Todas as vezes que entro lá sonho que ali seria minha biblioteca perfeita e onde eu colocaria minha cama hahahaha. Loucuras eu sei.

  3. Luana Souza outubro 21, 2018 / 23:49

    Amei o título do post e a forma que você colocou isso de “ser escolhida pelos livros”. A maioria dos livros que eu leio, e até os meus preferidos da vida toda, me chegam de maneiras bem peculiares e inusitadas, o que me leva a acreditar que o universo conspira para que eu os leia no exato momento que eu realmente preciso! Adorei, Lunna 🙂

  4. Fernanda Pedotte outubro 22, 2018 / 9:45

    Oie, Lunna!
    Amei a maratona e amei conhecer um pouco mais de vocês.E também dividir um pouco de mim.
    Acho que no fim, realmente, são os livros que nos escolhem.
    Obrigada por compartilhar!

    bacio

  5. Mari de Castro outubro 22, 2018 / 17:11

    Oi Lunna foi incrível participar desta maratona conhecer mais de vocês e falar um pouco de minhas pequenas experiências literárias. Acho que é por aí eles que nos escolhem rsrs bjs até a próxima.

  6. Patricia Monteiro outubro 27, 2018 / 11:51

    Esse post me fez lembrar da maravilhosa livraria Cultura aqui do Rio que infelizmente encerrou suas atividades. Foi uma notícia que me deixou muito triste, aquela livraria era um encanto, espero que se recupere um dia. Quanto aos livros que nos escolhem, tenho essa mesma sensação. Bjs e ótima semana!

  7. Juliana Sales outubro 28, 2018 / 17:02

    Se tem uma coisa que lamento muito é não poder me perder em uma livraria, como você descreve nesse post. Minha cidade só tem uma, minúscula, com poucas opções e preços não atrativos. Tem dois sebos que valem a pena, mas infelizmente ficam mais fechados do que abertos. Quanto a escolha dos livros que leio, sou um tanto quanto pragmática: pego minha (longa) lista com títulos que despertaram meu interesse e passo os olhos por ela, até encontrar algo que chame a atenção.

  8. Monique Dieli Chiarentin novembro 10, 2018 / 19:47

    Às vezes também tenho a sensação de que os livros me escolhem.
    Isso aconteceu com o meu livro favorito: A Menina que Roubava Livros. Em 2011 eu estava na biblioteca municipal da minha cidade olhando nas prateleiras o próximo livro para ler, quando o vi no meio dos outros livros, o peguei nas mãos, dei uma olhada por dentro e li a sinopse, e então decidi levar para casa. O li em um mês mais ou menos.
    Foi marcante para mim, pois eu não tinha o hábito de ler livros grossos naquela época e esse foi um dos primeiros que li, além da história me encantar. Naquele momento que decidi levá-lo para casa, foi como se ele tivesse me escolhido ❤

    Amei seu post!

    Beijos
    http://invernode1996.blogspot.com

  9. Retipatia novembro 12, 2018 / 11:53

    Eu adoro seu jeito de ordenar a desordem das palavras e me expressar ideias tão honestas.
    Creio que, a excetuar-se aqueles livros que são presenteados e recebidos de alguma maneira, também são minhas leituras que me escolhem. Seja pela capa, pelo título (quase nunca pela sinopse, que habituada estou em nunca ler) e, especialmente, pela sensação que aquele livro me traz apenas ao segurar meu olhar. E é incrível, quando, da leitura, essa sensação extrapola as ideias e faz um verdadeiro ‘mind-blowing’.
    Tu, inclusive, faz isso comigo a cada trecho que leio por aqui, mas nem é novidade, já está sabendo disso há eras… rsrsrs
    xoxo

  10. Frasco de Memórias dezembro 3, 2018 / 6:26

    Fiquei aqui a sonhar com os título e autores dos “seus” livros, Lunna!
    Apeteceu-me puxar a manta e enroscar no cão com os livros no colo!
    Bacio!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s