Um episódio…

Gosto imenso de sair para caminhar antes do dia devolver todas as coisas aos seus devidos lugares porque a noite faz isso: transforma tudo em um borrão de tinta — difícil de limpar — no canto da mesa.
Antes de se acender a manhã é possível apreciar os contornos suaves de ruas, avenidas, praças. As silhuetas das casas e prédios — é  como ir ao Museu e apreciar telas antigas, quando os pintores utilizavam cores quentes… e os famosos tons pastéis.
Tudo acontece num estalar de dedos. Os primeiros sons-aromas-passos-falas-motores. A cidade é mesmo um grande cemitério — tudo figuras mortas que voltam à vida depois de uma espécie de intermezzo.
Durante a caminhada de hoje… fui surpreendida por uma personagem que — antes das seis da manhã — varria a calçada com uma daquelas vassouras de palha caipira. Parecia feliz e assim que avistou o meu parceiro de caminhada, veio de encontro a ele, com os braços bem abertos. Deu-lhe um demorado abraço, como se ele fosse o outro — o que ficou no dia de ontem… esse passado-lugar para qual alguns de nós volta, em viagens nossas.
O Patrick se comportou bem… deixando-a viver suas saudades e a tal senhora, cujo nome foi dito num segundo e esquecido no outro… falou de seu menino de quatro patas, com o entusiasmo de quem viveu muitos anos em excelente companhia.
Gentil… nos mostrou a sua casa. Um sobrado antigo, algumas vezes remodelado. A pintura é recente… encomendada pelo filho, que se mudou com a esposa e netos para preencher vazios inexistentes.
Ela viajou ao observar a vida-casa-lugar… uma vida inteira: sabe, menina? Eu sou tão velha quanto essa árvore, de tal maneira que é impossível dizer quem chegou primeiro a essa rua. Não havia tristeza em sua fala, pelo contrário, mas era uma despedida narrada com a satisfação de quem sabe que fez o seu melhor.

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

12 comentários em “Um episódio…

  1. Que belo relato, é uma história para se refletir e pensar o que a vida nos dá e nos deu de bom. Muito emocionante!!!

    1. Que texto gostoso de ler. Gosto muito quando você captura em seus textos esses momentos corriqueiros, que passam batido na correria do dia a dia. Fiquei visualizando a senhora a varrer a calçada com a vassoura de palha (minha avó também usava uma dessas, aliás), pude ver a rua, a velha árvore… Eu não sou uma pessoa matutina mas percebo o encanto desses momentos de transição dia/noite… minha hora preferida do dia é o crepúsculo, quando ainda não é noite nem dia

  2. Uma história simples, de uma vida simples, que emociona profundamente. Imagino que muitas memórias afetivas vieram à mente dessa senhora enquanto ela fazia esse relato, o que me fez pensar que a vida é um clico de idas e vindas…alguns momentos deixam saidade.

  3. Que delícia de texto/relato, seguir ou abandonar? Maturidade ou resiliência? Desabafo ou ensinamento? Cada um sente de uma forma e isso não é mágico?

    bacio

  4. Volta e meia me pego vivendo episódios que me colocam para pensar, embora alguns sejam tão aleatórios e bizarros que é até difícil de pensar que aconteceram mesmo haha.
    Amo a forma como você escreve. Parece que tudo se torna poesia na sua mão ❤ Acredito que essa senhora está mais do que ciente do seu lugar no mundo, e por isso não demonstrou tristeza ao dizer que pode ser mais velha que a árvore.
    São episódios corriqueiros assim que nos fazem ver o que realmente vale a pena.

  5. Tão bom conseguir ver a riqueza nos encontros corriqueiros, no correr dos dias, na vida… Melhor ainda ler pelas tuas palavras os detalhes preciosos do dia a dia.
    Beijos

  6. Varrer é um dos melhores exercícios que faço para descontrair ou meditar. Compramos uma vassoura dessas que você citou para limpar o quintal, muito melhor para remover pequenos detritos. Com certeza, ao varrer, faço o meu melhor…

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: