Os dias de julho…

da janela lateral


“e ao anoitecer adquires nome de ilha ou de vulcão
deixas viver sobre a pele uma criança de lume
e na fria lava da noite ensinas ao corpo
a paciência o amor o abandono das palavras
o silêncio… e a difícil arte da melancolia”

al berto


.

…eu não me lembro de ter escrito — em momento algum — meia dúzia de frases sobre o mês de Julho e seus trinta e um dias. Revirei a minha mente-diários-notas-mentais… fiz avesso da minha matéria: e, nada!
.…o mês de julho sempre foi o tempo de fazer as malas e partir. Pôr o cuore nos trilhos. Os olhos à janela do comboio para vigiar os vilarejos e cada uma de suas estações — pequenos pontos em um mapa feio à mão numa folha de papel de pão..
Antigamente — como essa palavra é linda — era o tempo de estar do lado de fora — da pele-casca-casa — das pausas… de desacelerar e de se aventurar por dias dourados de nada-tudo fazer…
Eu costumava levar um ou dois livros comigo. Mas, os cadernos ficavam guardados-esquecidos no fundo de alguma gaveta para depois do verão.
Eu não escrevia naqueles dias… e não sei dizer se a escrita não acontecia na ponta dos meus dedos, nas paredes do meu corpo ou se eu simplesmente não pensava palavras.
Me lembro dos dias cheios de realidade e todas as suas coisas e causas — subir em árvores e colher as frutas nos galhos mais altos, pular em rios e deixar o corpo secar ao vento, dormir no meio da relva verde, sentir fome de biscoitos, doces, compotas e pães caseiros, escalar muros, pular cercas, correr rumo ao horizonte certa de que conseguiria alcançá-lo… rir até sentir dores abdominais e desmaiar de cansaço…
Houve um tempo em que julho era dourado de sol e era verão, a melhor das estações… e eu não escrevia palavras, apenas fazia as malas, mudava de cidade-casa e sem saber, construía memórias.
Mas, isso foi ontem —  no templo da minha infância. Hoje, os dias julho mudaram de forma-cor-aroma-estação e há uma soma a comemorar. Catarina faz sete anos, uma espécie de infância primeira — um ciclo cheio…

 

10 comentários sobre “Os dias de julho…

  1. obduliono julho 3, 2019 / 10:14

    Julho é o primeiro mês… da segunda metade do ano. Mês de travessia para o fim. Tão desejado quando criança, agora é aquele que passarei frio e fome, se não tiver me abastecido de gordura na primeira metade…

    • Ana Claudia julho 15, 2019 / 22:09

      Que belo texto! Tão reflexivo, e ao mesmo tempo tão cheio de saudosismo! Me encheu o peito de paz, leveza e saudades! Nem sei ao certo se me faz totalmente bem, porque por vezes sinto uma vontade incrível de voltar ao passado! Adorei a leitura de hoje!
      Beijos!

  2. Fê Akemi julho 6, 2019 / 9:48

    Que texto lindo!
    Julho, quando menina, era um mês muito aguardado, de pausa, de descanso e férias em família.
    O tempo muda, as coisas mudam. Hoje julho tem um outro significado…. a metade do ano batendo a porta… Mas, nada de pausas, rs.

    Bacio

  3. Shuu julho 6, 2019 / 15:27

    Sempre amei seus textos ❤ Nesse frio de inverno, nada melhor do que esse belo texto para aquecer o coração ❤ Magnífico! ❤❤❤❤

    • Juliana Sales julho 7, 2019 / 1:10

      Que delícia ler suas impressões/memórias sobre o mês de julho. Para mim é sempre sinônimo de férias, assim como janeiro. Minhas memórias de julho sempre envolvem um dia frio, acordar tarde e ficar o dia todo enrolada nas cobertas. Apesar de amar o frio não é dos meus meses preferidos, não sei porque. Não tenho nada contra, mas também nada a favor, talvez por não ter nenhuma lembrança marcante associada.

  4. Leitura Enigmática julho 6, 2019 / 18:45

    Em julho, é lindo e diferente o brilho do Sol, ele entra em minha casa de uma forma especial, parece que pede licença e é sempre bem vindo. Gosto da forma que são os dias e noites e a sensação de calor que há em nossos lares.

    Parabéns pelos sete anos de blog. Adoro esse lugar. É muito aconchegante.

    Bacio

  5. Patricia Monteiro julho 8, 2019 / 11:05

    Julho para mim tem cheirinho de infância, da chegada das tão aguardadas férias e da lembrança de dias felizes de brincadeiras. Como amo inverno é um dos meus meses preferidos, sinto algo de aconchegante com a chegada de seus dias frios mas que aquecem meu coração 💟
    Parabéns pelos 7 anos de blog, que venham muito mais!

  6. Daniel de Castro julho 8, 2019 / 11:28

    Tem sido inevitável para mim chegar a Julho sem um clima de ” estou atrasado” rs. Mas o clima dessa época geralmente me agrada e geralmente, uma época de mais interação com pessoas e lugares que amo 🙂

    • Mandy Rosi julho 15, 2019 / 21:34

      Oi Lunna!

      Que delícia de texto! Consegui visualizar as árvores, tão verdes, carregadas e convidativas! E o cheiro de biscoito recém-assado? Quantas memórias afetivas ativadas em mim, imagino como tenha sido para você escrevê-lo.

      Bacio!

  7. Kimberly Camfield julho 14, 2019 / 18:00

    Que palavras lindas para expressar o que sente em relação ao mês. Normalmente julho costumava ser um mês de descanso para mim, quando entrava de férias da escola, depois de faculdade. Agora não paro de estudar nem de trabalhar nesse mês (que também é o mês do meu aniver haha). Mas confesso que por aqui, onde moro, Julho nunca foi mês de sol e verão (confesso que fiquei um pouco perdida nessa parte, mas esqueço que nem todos os estados do Brasil são como aqui no Sul). É que aqui, pra mim Julho sempre foi mês de friozinho, dias cinzas, nublados e neblina cobrindo a minha cidade durante as manhãs, e às vezes, neblina até de tarde. Um mês de me resguardar, no meu tempo livre, para ficar em casa, embaixo de cobertas, com um cafézinho e um bom livro para me aquecer.
    Beijão

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s