6 | o melhor cômodo da casa…

dsc_0073-1

A primeira coisa que faço ao procurar por uma casa-espaço-lar é espiar os contornos da cozinha… por ser a parte da casa onde meu corpo precisa se acomodar. No quarto eu me abandono de qualquer jeito… é o lugar da cama-colchão-travesseiro-armário. Na sala, eu me esparramo em um sofá e deixo os calçados em cima do tapete, a xícara na mesa.
Mas, na cozinha… preciso dos móveis certos — é espaço cênico, com seus instrumentos de tocar-bater-cortar-picar. É para se ocupar-povoar. Pendurar as xícaras e as panelas. Acomodar a louça. Encaixar os fornos elétricos e ter espaço para os ingredientes.
Aprendi ainda na infância a fazer compras no sábado… o meu dia favorito na cozinha. É quando penso o cardápio do almoço-jantar, um lanche na tarde com qualquer coisa de calma. É um dia inteiro… sem saídas e chegadas, apenas a permanência.

Quero todas as coisas
ao alcance das mãos…

Mesa com livros (de poesias) e xícaras de chá… o meu caderno vermelho. Uma fruta madura numa vasilha defeituosa — gosto imenso de pequenos defeitos. As perfeições me aborrecem. Pedras para a janela e a minha amiga Morgh a orientar meus movimentos… uma vela perfumada na janela.
A cozinha é território dos pés-mãos-braços-troncos-cabeça-corpo-alma e é onde toda a minha alquimia de Mulher se manifesta através de todas as gerações que forjam a figura humana que sou.

Publicado por Lunna Guedes

lunnaguedes... sagitariana. degustadora de cafés. uma flecha em voo rasante. colecionadora de silêncios. não gosta de fazer compras. detesta dias de sol. ama dias de chuva. não aprecia o verão tropical. ama o outono em qualquer lugar. escreve por escrever somente. seu único compromisso é com seus abismos, onde salta para sentir a sensação de queda, sem pouso. adestradora de pretéritos e desafiadora de futuros... a direção na qual a ponta do grafite avança. sabe que seus escritos são obras inacabados... nunca prontos. ponto final é uma coisa incompreensível. gosta de vírgulas e exclamações.

5 comentários em “6 | o melhor cômodo da casa…

  1. Belo texto!
    Uma vez ouvi que a cozinha é o coração de uma casa. Onde as coisas mais importantes acontem e concordo. É o meu cômodo favorito aqui em casa, é onde eu testo umas receitas enquanto escuto música ou converso sobre o dia com a minha família. Não tem lugar melhor ❤

  2. Olá ♥
    Que texto incrível ♥ Sempre ouvi dizer que a cozinha é o coração da casa e acho isso mesmo, apesar de não saber cozinhar :/ mas é lá que todos se juntam e passam um tempo e isso torna um dos cômodos mais especiais.
    Amei ♥
    bjo

  3. Acredito que a cozinha tem que ser uma ambiente prático e acolhedor, afinal cozinhar é um ato de compartilhar amor. Gosto de vez ou outra tirar um tempo para preparar alguma refeição e algumas vezes passo mais tempo na cozinha que nos demais cômodos da casa. kkk

  4. É o meu melhor lugar também. Vira e mexe estou por lá cozinhando coisas novas hahaha e de certa forma me tras uma paz.
    Amei seu texto ❤

  5. A cozinha é o melhor lugar mesmo, é onde geralmente acontecem os melhores bate papos… às vezes broncas, piadas e o melhor dos relacionamentos. 🙂 E sem contar que virei amiga das receitas, hoje amo cozinhar pra todo mundo! Texto maravilhoso. ❤

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: