14 | minha pele tem suas próprias estações

Septum
“o diário é um veículo para o meu sentido de individualidade.
Ele me representa como emocional e espiritualmente independente.
Portanto (infelizmente) não apenas registra minha vida real, diária, mas sim, em muitos casos – oferece uma alternativa para ela”.
— Susan Sontag —

.

Sigo a envelhecer… tanto quanto o dia, que se manteve desguarnecido, com seus muitos tons amenos. As cores são mais quentes em dias frios e aquecem os olhos. Nos dias quentes, no entanto, tudo arde e fica difícil admirar a paisagem, que se transforma em qualquer coisa agressiva. Respirar é quase impossível, mas o corpo precisa de ar e a gente se obriga ao ato, levando para dentro — sabe-se lá a que preço — pesadas baforadas de ar quente…
A vida tem seus ciclos, em pares… há dias que são mais fácies de se lidar, enquanto outros são terríveis. Mas eu convivo bem com todas as facetas da realidade, porque pincelo tudo com a loucura dionísica.
Ao contar o tempo — esse objeto tão humano quanto muitas das minhas vontades — aprecio toda a (des) construção do meu ser. Eu não me transformei em ‘escritora’ de ontem para hoje, mas (re) aprendi a arte de colecionar palavras nesse período que, poderia ser chamado de sabático…embora eu prefira classificá-lo com outra palavra — muito mais saborosa: ritorno.
Aproveitei a manhã deste sábado chuvoso… para passar a limpo toda a minha ‘realidade’. E preciso dizer que se não o tivesse feito, não teria dado conta da passagem dos anos, seus muitos ciclos e suas muitas estações — do corpo e também da alma. E enquanto repito esse velho ritual de escrever minha história em folhas avulsas — deixando de lado por algum tempo: os meus velhos cadernos vermelhos — sinto-me satisfeita por perceber que fui fiel a mim mesma e ao meu projeto de vida.
Olhando para trás, quando decidi romper com a vida equilibrada-pronta-estabelecida e sair por ai, sem destino, mapas ou consciência de dia seguinte — sendo acusada de devaneio por alguns — e recolhendo tudo que foi chegando ao meu ser, percebo que mais acertei que errei. Não que essa tenha sido uma preocupação. Eu queria apenas que ao final do dia, eu pudesse olhar no espelho e sorrir, sem pesos, culpas ou lamentos. Eu queria sentir o cansaço do corpo, da mente, da alma e deixar a cabeça repousar no travesseiro com a sensação de “buona giornata”…

dsc_0017-1

Nota mental para mais tarde — eu ainda não escrevi o meu romance, apenas rascunhos muitos. Tenho um punhado de folhas impressas, que contam histórias de pessoas que me alcançaram durante a minha caminhada. Mas é apenas isso… E tudo bem, porque eu não tenho pressa!

.


* Trecho-texto do livro Septum (diário das 4 estações) publicado pela Scenarium livros artesanais, em agosto de 2016…


 

5 comentários sobre “14 | minha pele tem suas próprias estações

  1. Lua Nova agosto 14, 2019 / 18:22

    Ah, esse eu tenho e amo… mas é bom saber que essa é a crônica favorita do livro. Aliás, vou ler de novo, estava pensando no que ler nesta noite fria. Pronto. Vou ler os 3. Gosto de Marina e Adriana também.

    bisous

  2. Dê Amaro agosto 15, 2019 / 0:46

    Meu Deus eu quase choro com esse texto *-*
    “há dias que são mais fácies de se lidar, enquanto outros são terríveis” Sim, muito real isso e tenho aprendido a conviver com esses dias 🙂
    Obs: TU VAI ESCREVER UM LIVRO? JÁ QUEROOOO ❤ Sem pressa, é claro

  3. Marília Fiedler agosto 15, 2019 / 8:07

    Essa jornada do amadurecimento é um aprendizado, não?
    Uma das coisas que tenho aprendido 1) ser resiliente 2) cada dia é uma nova chance para recomecar 3) procurar alegria nas pequenas coisas.
    Bem, acho que é isso…
    Beijo querida.

  4. Tatiane Carneiro de Souza agosto 15, 2019 / 11:43

    Olá ♥
    Ahhhhh eu amei o texto e esse livro, que eu nem conhecia e já quero?! kkkk… que maravilhoso.
    Também fiquei bem feliz que você vai escrever um livro, tenho certeza que será incrível ♥
    Bjo

  5. Mariana Gouveia agosto 24, 2019 / 19:51

    Amo, amo!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s