11 | uma pessoa-mês…

Lunna in settembre

Se eu fosse um mês, ah… eu seria setembro — septem — o mês sete no calendário outro, antes da intromissão romana-cristã nas somas que nos orientam.
Setembro é dia seguinte, mas é também dia anterior. É a hora não marcada. A água que ferve. Ervas maceradas. As coisas mais simples. Xícaras na mesa. Livro em mãos… poesia em páginas. Um gole curto de café. O canto dos pássaros na madrugada e o espreguiçar demorado pela manhã. Portão aberto… o passo mais calmo numa manhã azul. As datas não circuladas no calendário… e as lembranças de um ontem que foi há pouco. Os aromas de daqui a pouco. Lápis de cor que se aponta. Folha branca que se risca — porque é ano novo em algum lugar.
Setembro é o número sete — septum — que representa a totalidade do movimento, a soma entre espirito e matéria — corpo-mente-alma… uma união que resulta em vivências. Ciclos que se completam. Somos nós, a experimentar e experienciar.
September — em inglês — tem cheiro de maçãs vermelhas fatiadas e sem as cascas, reservadas para um chá no final da tarde. Uma receita de bolo para as noites de quinta. Aliás, na Alemanha, para se fazer um bolo são necessários sete ingredientes.
Septembre — em francês — é janela aberta, vidraças baixas… os primeiros dias de aula, uniforme novo, banho tomado e os caminhos de sempre para esse dia seguinte.
Settembre — em italiano — é mãos dadas. Um dia de sol. Ruas caramelizadas e o vento frio do Atlântico sul a uivar pelos labirintos da cidade, da pele.
Ah, eu seria setembro — o mês de todos os inícios — um disco girando na vitrola… com a canção que esculpe um sorriso em meus lábios e me faz voar pelo tempo-espaço-lugar e dizer mi manchi em voz alta, como que pousa em algum setembro outro-eu…

.

| aumenta o som |

Publicado por Lunna Guedes

lunnaguedes... sagitariana. degustadora de cafés. uma flecha em voo rasante. colecionadora de silêncios. não gosta de fazer compras. detesta dias de sol. ama dias de chuva. não aprecia o verão tropical. ama o outono em qualquer lugar. escreve por escrever somente. seu único compromisso é com seus abismos, onde salta para sentir a sensação de queda, sem pouso. adestradora de pretéritos e desafiadora de futuros... a direção na qual a ponta do grafite avança. sabe que seus escritos são obras inacabados... nunca prontos. ponto final é uma coisa incompreensível. gosta de vírgulas e exclamações.

20 comentários em “11 | uma pessoa-mês…

  1. Ah que texto mais lindo.. se eu achava setembro lindo, agora gosto ainda mais.
    Confesso que sou apaixonada por Agosto.. é um mês que sempre me renova e me trás coisas boas ♥

  2. Oi! Eu nasci em Setembro e coincidentemente também amo esse mês porque Primavera é a minha estação favorita, ela é quente, mas não fervendo e venta bastante. Pelo menos aqui em São Paulo.

    Ta certo que o clima está uma bagunça e acho que as 4 estações nem existem mais, mas nas minhas memórias de infância era assim kk

    Adorei seu texto! Adoro a forma como você escreve, beijos!

  3. Eu nunca parei pra pensar que mês eu seria rs Mas com certeza setembro é um mês maravilhoso 🙂 e vamos combinar que a chegada da primavera, por aqui, deixa eu esse mês ainda mais lindo de se ver e sentir

  4. Setembro é um mês que nos livra do frio, que nos convida para um mundo de mais cor com as flores desabrochando e me anima muito com o calor que vai surgindo. Adoro dias quentes. Setembro me anima, pois me livra de agosto.

  5. Setembro para mim é o mês do estar por vir: antecede o meu aniversário e anuncia a chegada da primavera. Transmite algo de calmo e de mudanças também, tem uma alegria discreta. Não é o meu mês preferido mas simpatizo. Como sempre o texto lindo e inspirador, fiquei com vontade de comer torta de maçã, rs!

  6. Que texto lindo!!!
    Essa semana na escola tivemos como atividade extraclasse produzir uma crônica! Lembrei no mesmo instante de você hahah♡

  7. Bem, eu sou Outubro – o primeiro mês de plena Primavera no Hemisfério Sul, da linha do Tropico de Capricórnio para baixo, em que os meses ganham personalidades mais evidentes do que calores secos ou chuvosos, acima dela. mas setembro tem vários canções a celebrá-la. Gostei dessa versão de “September Morning” e, é claro, de seu belo texto, Lunna!

  8. Lindo texto minha cara. Setembro ganha alguns gostos e aromas na minha percepção graças a esse conjunto de sensações tão bem expressadas 🙂

    bacio

  9. Meses de equinócio são mágicos. O cheiro muda, o ar também. Eles não são tão marcados e celebrados quanto os solstícios, mas isso é uma tremenda injustiça… Afinal não importa o polo da Terra, seja outono ou primavera essa mudança significa renovação de vidas! Seja das flores ou das frutas…
    Que lindo seu texto!

  10. Oiii Saudades de estar aqui! Setembro, na minha humilde opinião, é o melhor mês do ano na cidade onde moro. Como é região de serra, costuma ter um clima frio, e com a chegada de setembro e a primavera, o sol e as flores me trazem sensação de alegria, leveza e liberdade! Tudo fica mais claro e belo!

  11. Deliciosa leitura! Nunca parei para pensar em qual mês eu seria… Talvez Junho, de dias sempre frios, escuros,misteriosos e aquecidos com um chá e um casaco. Talvez Dezembro com seu clima de logo tudo acaba e começa de novo… Acho que provavelmente, Junho. Já a ti Setembro certamente é uma escolha acertada – Mês das flores, poesias, primavera…
    Beijos!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: