22 | os meus livros não-lidos (ainda)

Passei um par de horas a espiar minhas caixas de livros… suas sequências ainda organizadas de poesias, romances, novelas, crônicas, contos e ensaios. Gosto dos livros que ali permanecem, em estado de espera. Um livro sempre me leva a outro e a outro e a outro e mais outro — aos poucos vão abandonando a sua condição imóvel e se espalhando pelos cantos dos cômodos…
Eu gosto imenso de caminhar pelos espaços com uma xícara de chá em mãos, sem compromisso ou preocupação com o tempo-lugar. Apenas o meu corpo a buscar por aconchego e no meio do passo ser atraída para a prateleira, como se um daqueles livros chamasse por mim.
É agradável observar a sequência de livros… e sentí-los na ponta dos dedos… com os olhos fechados — percebendo pequenos detalhes que apenas o tato confere…
Poesias às segundas. Crônicas ou contos às terças. Um romance para se ler num dia de domingo. Diários para as manhãs de sábado.
Definitivamente não há espaço para livros não-lidos em minhas prateleiras-caixas-de-feira. Os que ali estão é porque ficaram para nova leituras. E os que chegam… vão sendo empilhados em cima da mesa de centro para que o destino seja traçado após a primeira leitura.
Mas, há por aqui alguns livros que escaparam a essa rotina-minha de leitora. Fim de Fernanda Torres e Quarenta dias de Maria Valéria Rezende, por exemplo, permanecem em estado de espera. São leituras interrompidas — estão em suspenso — a espera de um novo momento. Não sou dada a teimosia. Parei de insistir com livros — dada a enorme quantidade de livros que existem no mundo. Tenho plena consciência de que não irei ler todos, mas há muitos que certamente serão lidos.
Esses dois livros estão lá no cantinho. Mas, não posso afirmar por quanto tempo. Talvez amanhã, pela manhã, eu desista. Houve um tempo — anterior a esse — que seria um problema… motivo de desconforto.
E, depois de observar a mesa de centro — lugar destinado aos livros não-lidos ou recém-chegados, descobri que apenas um… tem lugar ali. O isolamento social em São Paulo e em boa parte do mundo… serviu para alguma coisa. E o que ficou por ali — em suspenso — não foi por falta de tempo. O momento não pede uma releitura de um livro adquirido nas vésperas de tudo isso — porque 1984 não combina com esse momento-insano que vivemos. O deixei para depois… que pode ser amanhã ou depois…


Esse post faz parte da maratona de maio e participam
Alê Helga | Ana Claudia | Darlene Regina | Mariana Gouveia  | Roseli Pedroso


Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

20 comentários em “22 | os meus livros não-lidos (ainda)

  1. Ah, Sob o signo de Saturno eu adoraria ler… Aliás, da Susan eu não li nada, a não ser enxertos em alguns livros – inclusive em Lua de Papel – e em alguns blogs.
    Bacio

    1. Quando eu voltei a ler com mais frequência em 2017, tinha poucos livros e fazia questão de montar uma TBR de Leituras Mensal e ler apenas os livros listados nela, mas, com o tempo e aumento da quantidade de livros na estante foi ficando cada dia mais díficl seguir a TBR, porque ficava interessada em outros livros que não estavam nela e como isso aconteceu com muita frequência, parei de montar TBR de Leituras.

      Eu também amo ficar admirando os livros na estante, principalmente, antes de escolher a minha próxima leitura e ao contrário de você, não tenho muitos livros de poesias ou crônicas, tenho muitos clássicos e nacionais contemporâneos me esperando. Quero muito ler Maria Valéria Rezende porque tenho lido resenhas incríveis dos livros dela e agora que ganhou o terceiro lugar do Prêmio Oceanos, acredito que as editoras irão relançar alguns livros esgotados ela, vou começar por a Carta à rainha louca.

      Beijos e Abraços
      Viviane Almeida

    1. A mim também minha cara e só posso imaginar que ao ler Susan Sontag irá amar e odiar porque ela é muito firme em suas opiniões e, há momentos em que ela passa do tom. Mas eu adoro. rs

  2. Nossa, achei bem curioso como você divide sua semana para a leitura, acho isso uma forma bem organizada de se fazer. E que livro maravilhoso é esse do George Orwell?Irei procurar essa edição de capa dura, fiquei apaixonado. Post sensacional como sempre!!!

    Bacio.

  3. Ainda não li 1984, mas pretendo. O livro da Fernanda Torres, em definitivo, não me cativou, talvez em outro momento, não sei… Cheguei a retirar duas vezes na Biblioteca e as duas vezes devolvi, mal lidas as primeiras páginas. Deixei pra lá, afinal, tantas leituras se acumulam entre os meus desejos de leitora…

    Beijos

    1. Esse livro da Fernanda Torres também não me seduziu e o Quarenta dias também. O primeiro esta comigo ainda por teimosia mesmo. E o segundo porque um amigo quer ler e me pediu que o acompanhasse na leitura. rá

    2. Eu tenho muitos livros a minha espera! Fato! E isso me incomoda bastante! Preciso confessar! Estou sempre tentando buscar uma maneira de mostrá-los que não os esqueci, mas sempre acaba chegando mais um. Aff! Mas fiquei bem curiosa por conhecer as suas “prateleiras-caixas-de-feira”. Pra ser sincera, precisava me reinventar com algumas por aqui! E que delicioso esse ritual de passear por entre eles com uma xícara de café em mãos!

  4. Por aqui devo ter apenas um 3 ou 4 não lidos na estante. Mas isso porque já tem um tempo passei a selecionar melhor minhas compras, porque uma questão de falta de espaço que me levou a entender melhor minha relação com a aquisição de livros. Já se formos falar em e-books… tenho uma fila imensa. Admito que não gosto muito, prefiro imensamente livros físicos. Mas, a minha necessidade de consumir histórias me fez deixar isso de lado e me render aos e-books. 1984 é um que está na minha lista de compras (do livro físico, no caso). Li uma vez, emprestado, mas quero ter meu exemplar porque acho que é o tipo de obra que pede muitas releituras.

  5. Eu quero muito ler 1984 mas ainda não tenho ele. Tenho mais de (pasme) 100 livros não lidos da estante. eu preciso mudar isso urgentemente. As vezes eu tenho ler determinada quantidade livros em algum mês mas sempre flopo hahahaha. Amei seu pos ❤

  6. Mulher, eu preciso falar: essa edição de 1984 é linda! Está na minha wishlist desde que foi lançada, mas, por ora, 90$ num livro vai além do que estou disposta a pagar hehe. Já li o livro quando tinha 16 anos, e mesmo na época eu não tendo a maturidade que tenho hoje, consegui entender o quão atual e importante a história é. Fantástico!
    Ah, quanto a livros não lidos, disso eu entendo hehe. E as coisas pioraram desde que comprei o Kindle, porque lá encontro tanta história interessante que às vezes me esqueço dos livrinhos físicos parados na minha estante. Mas todos serão lidos um dia, garanto!

  7. Oi Lunna, eu sempre achei que os livros tem um momento própria para ser lido, não adianta forçarmos uma leitura se ela não evoului ou não anda, é porque não está na hora desse livro ser lido, precisamos respeitar esse momento e deixá-lo em espera por um tempo. Eu tive várias experiências maravilhosas com livros assim, um exemplo especificou foi o “O Conde de Monte Cristo”, antes de finalmente iniciar e concluir a leitura dele, fiz dois teste drivers nele e não me agradou, na terceira vez devorei o livro rapidinho e está entre minhas melhores leituras da vida.
    Eu tenho vários livros não lidos na estante mas, todos estão me esperando porque ainda pretendo lê-los em algum momento da minha vida, e agora estou ficando cada vez mais criteriosa na hora de comprar livros novos porque quer ler o máximo possivel daqueles que tenho na estante ou no kindle.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

  8. Estou cheio de livros que ainda não li aqui em casa também. Eu sinto uma mistura de agonia com prazer. Agonia porque é coisa demais para tempo de menos, prazer porque são livros lindos. Espero conseguir dar conta de todos.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: