6 on 6 | meus cantos

6 on 6

Sou uma pessoa feita de cantos… da casa, do corpo, da alma e dos lugares onde chego e permaneço. Gosto de ocupá-los… preenchê-los com qualquer coisa de presença. Uma xícara de chá… um bom livro. Um punhado de folhas em branco, a lapiseira. Um vaso de planta… e o silêncio das ausências.
Sempre que chego em algum lugar… vasculho o espaço, dou pelo ambiente, a disposição da mobília e a maneira como a luz ilumina o lugar. Escolho o canto… de onde possa observar os movimentos e perceber as chegadas-partidas. As colisões de corpos.
Quando organizo a casa… procuro compor cenários-meus. O lugar dos livros, dos papéis e os cantos vão se orientando naturalmente e eu vou ocupando-os com o conjunto das minhas emoções.

1 — Um canto-recanto… para os livros do mês, para as horas em pares e o instante em que antecede o sono. Adoro adormecer entre um virar de páginas e outro e acordar com a sensação de que, na condição de pássaro, migrei para dentro do livro-lido…

2 — Antes de o sol chegar por aqui… a varanda é toda ela feita de sombras e espera. Os pássaros gostam de aparecer para uma visita ligeira, enquanto eu lido com os rascunhos de ontem…

3 — Sou como o sol — sometimes —, num dia, sento-me à direita e tudo acontece naturalmente. Observo a esquina e o tempo dos faróis. As janelas dos prédios em pares, ao longo da Avenida com nome de pássaro. Muda o vento e eu me sento à esquerda, onde o azul se impõe o mosaico de janelas é outro…

4 — De todos os cantos… esse é o mais aconchegante para ler. O apoio do sofá… a prateleira logo ali e o baú de madeira — feito pelo meu menino —, servindo de apoio para a xícara. Um livro-dois-três…

5 — A cozinha é canto-cenário… e se oferece como ingrediente essencial para as receitas do dia.

6 — A dog tem suas preferências também e sabe como poucos escolher um canto — estar por perto, no meio do caminho, ao alcance de um afago ou biscoito-brinquedo é o objetivo… facilmente alcançado por ela.


Darlene ReginaMariana GouveiaObdulio Nunes Ortega


Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

7 comentários em “6 on 6 | meus cantos

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: