6 ON 6 | vitrines

6 on 6

Certa vez ao passear pelo centro da cidade em que morava — ainda menina —, me deparei com uma janela entreaberta e uma manequim deixado lá. Li com alguma dificuldade o anúncio pendurado no pescoço do boneco velho: vende-se. Durante alguns passos — engatados ao de C., —, tentei compreender o pequeno carta. Quem estava à venda? Eu me distrai com uma vitrine — bem elaborada, imitando um vagão de trem, com acentos e os manequins imitando personagens urbanos. Um em pé, na porta e o outro sentando com fones de ouvidos e um livro em mãos. Meu conceito de vitrine se estabeleceu naquele fim de tarde.

Vitrines se transformaram em janelas para um mundo particular…

1 — uma janela fechada é um convite ao meu imaginário que inventa cômodos, mobiliando-os. Moldando cenários e possibilidades. Chego a sentir o cheiro do acoalho de madeira encerado e a textura das paredes.

2 — uma janela aberta me oferece quase tudo — o lado de dentro, com seus cenários bem definidos. O imaginário, no entanto, se ocupa do personagem que ali habita… traçando-o a partir das cores, fôrmas, movimentos.

3 — e quando o personagem se oferece por trás do vidro… imagino os muitos ontens que se orientam a figura que se mostra, como se estivesse a exibir no pescoço, um anúncio: vende-se.

4 — há vitrines-janelas em que um simples objetivo nós conduz ao interior… sem vida-história ou personagens. O abandono também e um roteiro interessante para que vive de contar histórias.

5 — há vitrines em que o manequim-modelo vivo te coloca em contato com um personagem outro de Magritte, Hopper e vira uma tela surrealista ou uma pintura modernista que não cabe nas paredes da casa.

6 — as vitrines urbanas-humanas me agradam bem mais que as das lojas e seus produtos da moda-estação — elaboradas cuidadosamente para atrair e induzir a compra. A realidade tem outra receita…

Alê Helga Isabelle BrumMariana Gouveia Obdulio Nuñes Ortega

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

11 comentários em “6 ON 6 | vitrines

  1. Seus posts de 6 on 6 são sempre poéticos. Gosto muito da narrativa criada em torno de cada foto, que desperta a imaginação. Achei a primeira e a segunda fotos lindas, mas a que mais me instigou foi a última.

  2. A foto 5 foi a que mais me chamou a atenção, realmente me fez imaginar uma pintura. Fico pensando nas histórias de vida por trás da figura desse senhor. Achei o post muito poético, adorei!

  3. Eu tenho o hábito de ficar olhando as vitrines das lojas e imaginando as várias histórias emocionantes que podem ter acontecendo la dentro, desde pessoas sendo ajudadas ou não pelos funcionários. A janela número 01 me lembrou uma casa onde minha mãe trabalhava quando eu era criança, nunca tive a oportunidade de entrar nela, mas, ficava do lado de fora imaginando quantas coisas lindas e luxuosas havia la dentro, sempre tive uma mente muito fértil..rs.

  4. Amei toda a ideia de janelas como vitrines da própria vida humana… As fotos ficaram incríveis, e li o post todo lembrando da música “Vitrines” do Chico Buarque ❤

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: