Como escrever um romance

Quando decidi escrever lua de papel — meu primeiro romance — eu não tinha muita coisa. Uma parte de mim estava atordoada com a possibilidade que não era inédita. Eu havia escrito algumas histórias… sem compromisso algum com o universo literário. Era apenas uma pessoa-comum— que não tinha a menor intenção em ser escritora, mas que não resistia a narrativa. Eu brincava de equilibrar vogais e consoantes em frases imperfeitas, deixadas nas páginas de um caderno — tímido por nunca ser usado nas monótonas aulas de geografia.

A história escrita naquelas linhas… alcançou um público juvenil — alunos do famoso highschool e me assegurou a indicação para uma vaga no Jornal do colégio. Foram dias interessantes. Ser indicada para ser a autora da peça de fim do ano da turma, no entanto, me fez perder a alma, a paz e o que me restava de lucidez.

Mas, nada disso serviu para o momento em que eu disse em voz alta — a fim de me convencer — que iria escrever um romance

O que eu tinha em mãos era uma história-futura… pronta. Uma vivência completa e definitiva. Uma mulher casada, com um par de filhos e uma mentira repetida exaustivamente a fim de se convencer. A pele, no entanto, não aceitava o molde imposto e rebelava-se.

Mas, como chegar a esse destino final? De onde partiu Alexandra? Qual caminho percorreu até atracar na figura que se sentou à mesa da minha cozinha para uma xícara de chá? Passei dias a dialogar com o teto-branco em busca de respostas… enumerei tudo o que eu não sabia e fui me sentar diante do computador, onde permaneci durante um bom tempo a espiar o cursor do Word a piscar incansável, no mesmo ritmo do mio cuore.

Escrever a história de lua de papel foi rápido… o que eu nunca contei a ninguém é o tempo em que tudo ficou dentro de mim — aprisionado…

Abril [entre tantas coisas] é o mês do B.E.B.A e lá vamos nós…
e eu terei companhia nessa aventura diária 

Adriana AneliAlê HelgaClaudia Leonardi Darlene Regina
Mariana GouveiaObdulio Nuñes OrtegaRoseli Pedroso

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

22 comentários em “Como escrever um romance

  1. Estou ansiosa aqui pela chegada do meu novo exemplar.
    E pode se preparar porque se você mudou a história toda, eu vou reclamar muito
    Você sabe que eu me identifiquei muito cm a Alex, mas ontem ao lar como surgiu a personagem, fiquei um pouco incomodada. Não é a minha história. Mas sou do interior e já deixei alguns sonhos passarem e acreditei que era melhor não tentar. hehehehehe

    1. Você está sempre ansiosa, minha cara… deve ser a fase lunar que rege seu corpo-mente.
      Mas, quanto a sua ligação com Alex, entendo… eu já tive minhas desavenças com a personagem, mas hoje eu a observo e só
      bacio

  2. Sei que há histórias a serem expostas esperando apenas o momento exato de sair. Algumas, naturalmente, como um parto sem intercorrências (sem a real dor do parto biológico). Porém, há histórias que nos rasgam de dentro para fora, feito um filhote alienígena. Costumam ser as melhores…

    1. Temos relações diferentes com as narrativas, o que é natural.
      Eu nunca penso em parto… aliás, nem gosto dessa palavra, que considero horrível.
      O ato de narrar para mim está mais relacionado a oralidade, talvez, por isso, eu necessite escrever e falar para ouvir-me.

      bacio

  3. Um dia ei de escrever um romance. Por enquanto ele ainda está como você descreveu, aprisionado em mim. Espero um dia também poder ler a sua obra, pois adoro o seu trabalho aqui no blog! ❤

  4. Ah, eu Amo cada personagem, que vestes e cada história que transborda.
    E amo mais ainda toda essa tua inquietude juvenil, liberta e extremamente criativa., minha CATARINA!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: