O tipo de leitora que eu sou?

Enquanto esperava pelo apito da chaleira, pensava nesse primeiro post da maratona literária de maio… resolvi fazer uma rápida pesquisa no Google e descobri uma infinidade de respostas para essa pergunta. E me diverti com as categorias inventadas — uma espécie de caixa –, determinando o que, quem, como, quando, onde…
Bookaholic, concentrado, indeciso, dramático, poeta, crítico ou moderno — rótulos determinados a partir da personalidade e do comportamento de cada leitor. Não me reconheci em nenhum deles porque eu sou o tipo de leitora que gosta de vasculhar as prateleiras das livrarias e conversar com livreiros e atendentes. Citar autores preferidos para saber se há algo de novo publicado por eles. E que adora descobrir novos autores durante diálogos espaçados. Também sou a que ama entrar e sair de Bibliotecas públicas e ter carteirinha de sócia para emprestar livros e sair com eles por aí… lendo dentro do Coletivo-metrô… no banco da praça ou no banheiro de casa. No canto do sofá ou na escadaria de incêndio. A beira da piscina do prédio ou na mesa de um café entre esquinas — infelizmente, não faço isso desde que a infinitena teve início…
Sou a leitora que cheira as páginas dos livros — sejam ele novos ou velhos… meus ou de outras pessoas. A decomposição química de compostos do papel libera um aroma único, que me remete ao momento primeiro em que tive um livro em mãos. A melhor das lembranças, sem dúvida. A primeira frase lida sozinha, o entendimento de uma realidade única e a certeza de muitas emoções afloradas por dentro. É uma espécie de lugar para onde voltar…
Quando um livro me conquista… eu o devoro página por página. Mas, quando uma história não me alcança… não tenho problema em devolvê-lo à prateleira e deixá-lo para depois ou nunca mais. Já entendi que existem muitos livros que não são para mim…

E você, que tipo de leitor você é?

Maratona literária interative-se de maio
Isabelle BrumMariana GouveiaRoseli Pedroso

Publicado por Lunna

É sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros. Paciência lhe falta desde a infância. Mas sobra-lhe sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecia o silêncio e falas cheias. As que se repetem com facilidade de boca em boca despreza... Lacaniana por opção.... E completamente apaixonada por mulheres que usam a escrita como uma navalha afiada que corta enquanto é carne. Escreve à noite e reescreve pelas manhãs. Gosta de calçadas e corujas. Anda sozinha ou acompanhada, tudo depende da fase... minguante é a sua preferida!

8 comentários em “O tipo de leitora que eu sou?

  1. Nossa, me identifico com tantas dessas definições que nem consigo responder que tipo de leitora sou! Acho que oscilo muito, mas uma coisa que está na bio do meu blog é que carrego sempre um livro na bolsa. Sou dessas que lê em qualquer lugar!

  2. Eu tinha dificuldade de deixar um livro por ler, por mais chato que fosse. Mas depois aprendi que “perdia” tempo com ele, já que poderia estar em melhor companhia. Agora, se a história não me pega, eu deixo pra lá.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: