Bruschetta italiana? Pode servir…

Se tem uma coisa que eu gosto de preparar na cozinha, a qualquer momento-hora do dia… é uma boa e deliciosa bruschetta — prato típico das regiões do Lazio e de Abruzzo, na Itália.

Brusciato significa tostado ou torrado. Mas bruschetta não é o único nome dado a famosa fatia de pão amanhecido bem tostado com manteiga e azeite, coberto com queijo parmesão e cubinhos de tomates. Na região da Toscana é conhecida por Fetunta. que é a união das palavras fetta unta… fatia untada.

Os pães também variam de acordo com a região. Na Puglia e na Campania são feitas com um pão crocante chamado frisella ou frisedda. Na Sicília e Basilicata usam um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

Pausa para salivar…

As histórias a respeito desse prato são múltiplas. Eu cresci ouvindo que os agricultores de azeitona usavam a receita para testar o azeite. Mas há muitas outras versões…

O importante na bruschetta nem é o recheio que depende da região e de quem as prepara, Se pode usar queijos, tomates, cogumelos, legumes, folhas… Quando o mio babbo preparava, ele abria a geladeira e pegava o que encontrava pela frente.

O segredo da Bruschetta é o pão… que pode ser qualquer um, contanto que seja amanhecido. Eu já usei francês, de fôrma, ciabatta. Mas, o preferido segue sendo o que eu faço… Porque, como dizia a nonna: fazer uma fornada de pães é a melhor maneira de reagir ao universo e permitir que ele reaja a nós.

Eu gosto de passar manteiga e dourar na frigideira com alho bem picado. O ponto que eu considero perfeito… é quando os dois lados do pão estão dourados e as laterais levemente queimadas.

Ao retirar da frigideira, eu pincelo com azeite, orégano e manjericão miúdo. Acrescento os ingredientes, cubro com parmesão fatiado grosso e levo ao forno para finalizar. Pronto. É só servir…

Nesse Agosto temos b.e.d.a — blog every day august.
Adriana AneliClaudia Leonardi — Darlene Regina
Mariana GouveiaObdulio Nuñes OrtegaRoseli Pedroso

Publicado por Lunna

É sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros. Paciência lhe falta desde a infância. Mas sobra-lhe sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecia o silêncio e falas cheias. As que se repetem com facilidade de boca em boca despreza... Lacaniana por opção.... E completamente apaixonada por mulheres que usam a escrita como uma navalha afiada que corta enquanto é carne. Escreve à noite e reescreve pelas manhãs. Gosta de calçadas e corujas. Anda sozinha ou acompanhada, tudo depende da fase... minguante é a sua preferida!

12 comentários em “Bruschetta italiana? Pode servir…

  1. Eu pensei um palavrão… sério. Pensei. Que isso?
    Salivar? Eu quase inundei o meu quarto e o que é esse pão? Nunca que euzinha aqui consigo um dourado maravilhoso assim.

  2. Nossa Senhora das lombrigas.
    As bruchettas que eu vejo por aí não tem essa cara não. Salivei mesmo e salivei muito, meninaCatarina.
    Cruzcredo. Pode vir aqui na minha casa fazer. Tá convidada.

  3. Que desaforo esse post.

    GENTE DO CÉU.

    E ainda tem pausa para salivar, aff aff aff
    Dona Lunna isso não se faz

  4. Olha, isso é uma afronta com seus leitores. Onde já se viu apresentar assim algo que está fora de nosso alcance. Salivar por salivar é crime hediondo (risos). Ai que preciso disso e uma taça de vinho. Bravo cara mia!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: