6 ON 6 | Feitiço

Quando criança aprendi um significado bastante peculiar para a palavra feitiço… e não tinha relação alguma com os desenhos da disney ou as invencionices populares a respeito de bruxarias e santerias. Tinha relação com o que era feito na cozinha: as panelas escolhidas, os ingredientes, o preparo. Sempre tinha pequenos detalhes que faziam a diferença na hora de preparar um prato…

O mais interessante dos feitiços… envolvia ovos, leite, açúcar, trigo, manteiga e um ingrediente especial. O meu favorito era o chocolate, mas também adorava o fubá que eu adorava ver chover na vasilha ao ser peneirado.

Bolo é base-rotina… coisa simples e gostosa, feita as quintas e domingos ou quando a vontade de comer uma generosa fatia ou um quadradinho saboroso aparece. É um feitiço poderoso…

1 – Eu não tenho receitas… as medidas são sempre as que valem. Uma xícara ou duas de (trigo-fubá) depende do tamanho dos ovos…

2 – Gosto de quebrar os ovos e separar a clara da gema… e acabo sempre sorrindo ao lembrar das vizinhas da Rua em que cresci. Duas irmãs… a Donna Clara — uma signorina simpática com seus horários pautados por seus inúmeros compromissos. Dona Gema — uma dama-muda que vivia para o marido, os filhos e vez ou outra era vista atravessando a rua para ir á casa da irmã buscar uma xícara de açúcar-trigo.

3 – Cozinha é transformação… e adoro ver a clara batida virar neve.

4 – A nonna sempre dizia para prestar atenção às misturas… reparar na densidade da massa, na cor, no aroma. São os tais pequenos detalhes. Às vezes é preciso uma pitada a mais de um ou outro ingrediente…

5 – Gosto quando a casa inteira cheia a bolo. Volto no tempo, percorro antigos cômodos e ao cortar os quadradinhos, recordo as lendas que me foram contadas. Certa vez, a nonna me contou a história do bolo…

6 – Quadradinhos de fubá servidos no prato, dentro de uma tarde nublada…

Mariana GouveiaObdulio Nuñes Ortega

Publicado por Lunna

É sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros. Paciência lhe falta desde a infância. Mas sobra-lhe sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecia o silêncio e falas cheias. As que se repetem com facilidade de boca em boca despreza... Lacaniana por opção.... E completamente apaixonada por mulheres que usam a escrita como uma navalha afiada que corta enquanto é carne. Escreve à noite e reescreve pelas manhãs. Gosta de calçadas e corujas. Anda sozinha ou acompanhada, tudo depende da fase... minguante é a sua preferida!

6 comentários em “6 ON 6 | Feitiço

  1. Confesso que desde manhã, para além das fotos e da alquimia – que já vi acontecer em sua cozinha – o cheiro do bolo invadiu meu dia. Acho que você usou o tal feitiço em mim em relação ao pão. Eu vi a mágica acontecer e desde então, sempre sonho com ele.
    As fotos estão fabulosas! O texto, é igualzinho ao que eu me lembro dos dias que passei aí… até o olho de Jane dog está igual. É saudade que fala?

  2. Nossa, amei demais a seleção de fotos desse mês! Me identifiquei muito com o post, também sou dessas que cria as próprias medidas na hora de preparar uma receita. Também amo a casa com cheiro de bolo e fiquei até inspirada a preparar algo por aqui hoje a tarde…

  3. Feitiços dos bons que prepara em sua cozinha, Lunna! Os odores produzidos no ambiente a precisão aleatória (para os não iniciados) das poções-porções, a alquimia de produtos mais preciosos que metais nobres – tudo isso é feitiçaria e encanto! Lembrando, que sendo também bruxa das letras, amarra destinos, desencaminha e dirige passos de pessoas que nascem e morrem por suas mãos.

  4. Amo bolos, Lunna e foi o mais fiz nesses tempos de ‘ficar me casa’
    E na maioria das vezes preciso das receitas :)) o de laranja com a casca perfuma o meu andar inteiro
    E estou também adorando suas visitinhas tão maravilhosas ,nem vou agradecer pra que volte mais vezes.
    Nunca mudo a foram de tratar meus blogs e com não tenho ares de poeta
    ( você ficou com a minha parte naquele dia 29 de novembro) rs
    eu ‘roubo’ dos poetas amigos ou não e vou colocando os meus ‘olhares’ pela mundo afora
    ou pelo meu quarteirão..
    Uma excelente semana, Lunna
    e meu carinho

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: