Quando criança aprendi um significado bastante peculiar para a palavra feitiço… e não tinha relação alguma com os desenhos da disney ou as invencionices populares a respeito de bruxarias e santerias. Tinha relação com o que era feito na cozinha: as panelas escolhidas, os ingredientes, o preparo. Sempre tinha pequenos detalhes que faziam a diferença na hora de preparar um prato…
O mais interessante dos feitiços… envolvia ovos, leite, açúcar, trigo, manteiga e um ingrediente especial. O meu favorito era o chocolate, mas também adorava o fubá que eu adorava ver chover na vasilha ao ser peneirado.
Bolo é base-rotina… coisa simples e gostosa, feita as quintas e domingos ou quando a vontade de comer uma generosa fatia ou um quadradinho saboroso aparece. É um feitiço poderoso…
1 – Eu não tenho receitas… as medidas são sempre as que valem. Uma xícara ou duas de (trigo-fubá) depende do tamanho dos ovos…
2 – Gosto de quebrar os ovos e separar a clara da gema… e acabo sempre sorrindo ao lembrar das vizinhas da Rua em que cresci. Duas irmãs… a Donna Clara — uma signorina simpática com seus horários pautados por seus inúmeros compromissos. Dona Gema — uma dama-muda que vivia para o marido, os filhos e vez ou outra era vista atravessando a rua para ir á casa da irmã buscar uma xícara de açúcar-trigo.
3 – Cozinha é transformação… e adoro ver a clara batida virar neve.
4 – A nonna sempre dizia para prestar atenção às misturas… reparar na densidade da massa, na cor, no aroma. São os tais pequenos detalhes. Às vezes é preciso uma pitada a mais de um ou outro ingrediente…
5 – Gosto quando a casa inteira cheia a bolo. Volto no tempo, percorro antigos cômodos e ao cortar os quadradinhos, recordo as lendas que me foram contadas. Certa vez, a nonna me contou a história do bolo…
6 – Quadradinhos de fubá servidos no prato, dentro de uma tarde nublada…
Confesso que desde manhã, para além das fotos e da alquimia – que já vi acontecer em sua cozinha – o cheiro do bolo invadiu meu dia. Acho que você usou o tal feitiço em mim em relação ao pão. Eu vi a mágica acontecer e desde então, sempre sonho com ele.
As fotos estão fabulosas! O texto, é igualzinho ao que eu me lembro dos dias que passei aí… até o olho de Jane dog está igual. É saudade que fala?
Nossa, amei demais a seleção de fotos desse mês! Me identifiquei muito com o post, também sou dessas que cria as próprias medidas na hora de preparar uma receita. Também amo a casa com cheiro de bolo e fiquei até inspirada a preparar algo por aqui hoje a tarde…
Feitiços dos bons que prepara em sua cozinha, Lunna! Os odores produzidos no ambiente a precisão aleatória (para os não iniciados) das poções-porções, a alquimia de produtos mais preciosos que metais nobres – tudo isso é feitiçaria e encanto! Lembrando, que sendo também bruxa das letras, amarra destinos, desencaminha e dirige passos de pessoas que nascem e morrem por suas mãos.
Que feitiço irresistível e cheiroso! Identifiquei-me tanto com dona Jane!
Até já! Vou até à cozinha 🙂
Amo bolos, Lunna e foi o mais fiz nesses tempos de ‘ficar me casa’
E na maioria das vezes preciso das receitas :)) o de laranja com a casca perfuma o meu andar inteiro
E estou também adorando suas visitinhas tão maravilhosas ,nem vou agradecer pra que volte mais vezes.
Nunca mudo a foram de tratar meus blogs e com não tenho ares de poeta
( você ficou com a minha parte naquele dia 29 de novembro) rs
eu ‘roubo’ dos poetas amigos ou não e vou colocando os meus ‘olhares’ pela mundo afora
ou pelo meu quarteirão..
Uma excelente semana, Lunna
e meu carinho