NaNoWriMo 2021

Eu não me lembro da primeira vez em que ouvi falar do NaNoWriMo — National Novel Writing Month — um desafio criado pela ONG Office of Letters and Light, em 1999 e renomeado em 2013 apara NaNoWriMo. Mas uma coisa eu sei, queria que tivesse acontecido antes…

Pode até parecer assustador participar de um desafio que propõe escrever 50 mil palavras em um mês — aproximadamente 1666 palavras por dia. Mas, para mim foi a melhor maneira de estabelecer uma rotina — principal elemento e o mais difícil de ser alcançado quando decidimos escrever um livro.

Eu me interessei pela proposta, mas não embarquei imediatamente nela. Demorou para eu me sentir confortável para dizer em voz alta: vou escrever um romance em novembro.

Está será a segunda vez que participo… há três anos quando decidi que estava pronta para encarar o desafio — ainda tinha algumas dúvidas se me aventurava ou não. Mas eu sou o tipo de pessoa que, em caso de dúvida, salta… E foi o que eu fiz.

Eu tinha plena consciência de que a proposta do desafio era simplesmente: escrever… e era justamente o que me atraía: o escrever despreocupado… Com isso em mente… dei o primeiro passo. Comecei a narrativa, sem se preocupar se estava perfeito, se estava bom. Apenas escrevi um combinado de frases. Na primeira hora eu havia escrito trezentas e poucas palavras… algo bem distante do objetivo proposto pelo NaNoWriMo. Mas estava satisfeita… por ser a que sofre com inícios.

Mas saber que ao final do desafio, eu teria em mãos um rascunho que precisaria de atenção-cuidados-reparos-cortes-recortes fez com que ficasse mais fácil o start. E, não por acaso, os meses seguintes a novembro, são chamados de what now? pelo projeto. Fazendo uso da famosa Tecla sap… e agora?

Da primeira vez, eu conclui o desafio em menos de trinta dias… Alice, uma voz nas pedras virou rascunho em vinte e seis dias. Não foi fácil. Mas como eu tinha me organizado com antecedência, não tive dificuldades em produzir…

Minha preocupação maior era com as cenas e os personagens… A história eu já tinha definido. Respirei fundo e disse em voz alta, semanas antes: vou abordar a violência doméstica. Na minha mente, eu ouvia a voz de uma pessoa que me ligou de maneira repentina, aos prantos, contando o que havia se passado com ela. Dias depois, era como se nada tivesse acontecido. E como desfecho, ao ir ao dentista, enquanto aguardava pela minha vez, a televisão noticiava a morte de uma mulher, esfaqueada pelo ex-marido — homem ciumento que não aceitava a separação —, na frente do filho.

A minha mente reuniu todas as informações e alinhavou a storyline da minha história: Alice era uma menina que sonhava com um príncipe encantado e ao se apaixonar, esqueceu-se de considerar que na vida real os homens viram sapos…

Para essa minha nova aventura… escolhi sair da minha zona de conforto e escrever um Thriller que intitulei Sol em Sagitarius. A trama estava dormente havia alguns meses. O fio condutor da narrativa é a loucura e suas diferentes formas de manifestação. A storyline da história me deu algum trabalho. Embora a mente tenha urdido os três atos com facilidade, resumi-los em uma única frase não foi nada fácil e ficou assim: como acreditar na Morte quando a Vida insiste em acenar dos labirintos do útero de uma Mulher?

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

Um comentário em “NaNoWriMo 2021

  1. Admiro seu pulo no escuro. Acompanho esse processo, sempre achei interessante mas, ainda não me encorajei para tentar. Gostei demais do título desse novo trabalho e sua temática. Desde já, aguardo ansiosa pelo resultado.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: