06 on 06  | Mas é carnaval… literário!

6 on 6

Eu não sou uma pessoa de Carnaval e acho pouco provável que um dia venha a ser… nunca curti os excessos que seduzem as multidões — aliás, um forte motivo para ficar bem longe das festas carnavalescas. Mas, eu gosto imenso do culto à Dionísio — deus do êxtase e do vinho —, na Grécia antiga, ou Bacchus, como ficou conhecido pelos romanos…

As famosas festas dionisíacas — regadas a muito vinho, bebida que inspirava a poesia, a música e os prazeres da carne — eram realizadas cinco vezes por ano, em Atenas… e chegou a Roma, onde ficou conhecida como Bacanais…

Mesmo proibida pela Igreja católica, em 1869, o culto continuou na clandestinidade… sendo realizado, principalmente pelos artistas, graças, principalmente, ao teatro que surgiu durante as festas dionisíacas, que foram responsáveis pelo surgimento dos gêneros literários: a comédia, a tragédia e o drama satírico, que tinham espaços nos festivais das Leneias e Dionisíacas Urbanas, duas das principais festividades em honra a Dionísio.

Essas festas, para muitos, são as primeiras manifestações do carnis valles — o encontro do vinho com a carne. Mas o carnaval como se conhece hoje, guarda pouco ou quase nada dessas manifestações, devido a transformações provocadas pela Igreja, que ao perceber que as proibições não fizeram efeito, optou por impôr limites a festa, denominada pelos cristãos como festa pagã.

Eu faço a minha manifestação, no melhor estilo grego… reverencio Dionísio com goles generosos de vinho-chá-café e muita poesia. Evoi

1 — defintivamente essa é a minha melhor fantasia: leitora… E pedindo licença a personagem de o mágico de óz para adaptar a sua famosa frase: There’s no place like home — para: não existe melhor lugar no mundo que uma livraria…

2 — Gosto imenso de acordar pela manhã e ir até a prateleira, escolher um livro… pelo tato, sem me preocupar com títulos, autores… apenas puxar um e celebrar os olhos embriagados!

3 — Ler poesia na minha primeira hora… é me afastar da realidade comum dos homens. É trovoar na imensidão azul. Ter contato com o divino… celebrar Díonisio!

4 — No meio da tarde… com a queda da luz, recorro a um livro deixado pelo caminho no dia anterior. Por aqui, os livros encontram os seus próprios cantos e chamam por mim. Essse eu levei para a varanda com uma xícara de café ristretto, ao som de ouverture solennelle… Praticamente uma Leneias.

5 — Recorro a poesia em vários instantes do dia… quando me aborreço com as coisas demasiadamente humanas ou quando leituras esgotam as minhas energias. Preciso mudar de estação… e como me tornei uma Editora de livros de poesias (coisa que custo em acreditar) abro o meu baú e puxo um livro…

6 — E como poeta com o qual me identifico… recorro a ele como se fosse um desses livros sagrados que orientam rebanhos. Eliot é muito melhor que esses profetas que os homens louvam. Certamente Dionisio concordaria comigo e ele seria personagem de suas dionisicas urbanas… Evoi

Darlene ReginaIsabele BrumMariana GouveiaObdulio Nunes OrtegaRoseli Pedroso

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

9 comentários em “06 on 06  | Mas é carnaval… literário!

  1. Ah, adorei saber de sua relação com Dionisio. Que coisa linda. Eu conheço pouco de mitologias, Lu.
    Acho que o que sei, li por aqui mesmo. Deveria ser linda essa comemoração, bem melhor que o nosso carnaval.
    E o seu jeito de comemorar não poderia ser diferente. eu adorei as suas leituras e aquela xícara de café em cima do livro, que maravilhoso aquilo. Amei. beijocas

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: