Quando menina, comecei a colecionar folhas… fomos caminhar e C., inventou uma brincadeira: tentar interromper a trajetória do voo de uma folha qualquer, antes que aterrissasse no chão. Claro que eu topei e passamos horas na praça, tentando agarrá-las. Foram muitos quases, mas nenhum sucesso. Nos divertimos horrores. Exaustas… deitamos na grama e adormecemos. Ao despertar, estávamos cobertas por folhas porque é disso que se trata. Eu guardei uma delas para nunca me esquecer daquele momento… Foi parar dentro do meu livro de poesias de Emily Dickinson.
E passou a ser um hábito… recolher folhas durante a caminhada e guardá-las dentro de livros-diários-caixas. Recentemente, por causa do ig, comecei a fotografá-las… Às vezes, envio aos amigos e foi em uma dessas “trocas” que surgiu a idéia para esse post… um desafio com outra pessoa apaixonada por folhas e que assim como eu, as recolhe pelo caminho.
Eu me lembro de uma visita da Su quando eu morava em outro bairro… saímos as duas para um passeio por aqueles labirintos e, de repete, descobrimos esse hábito em comum: abaixar e recolher uma folha do caminho, guardando-as. Trocamos olhares-risos, encaixamos o passo e voltamos para casa, com as nossas folhas colecionáveis…
“Escuta, não dou lições nem esmolas,
quando eu me dou, é por inteiro.”
walt whitman em leaves of grass (folhas da relva)
:: veja a trilha de folhas de Suzana Martins
Que delícia! Leio os posts – o seu e o de Suzana – ao som de Vivaldi… Posso suspirar apenas, não posso?
Também coleciono folhas, mas raramente tiro fotos segurando-as… Na maioria das vezes, elas são fotografadas por mim com algum bichinho. Me vi aqui…
Ahh… que linda!! 🥰🥰
Ah, aquele dia foi inesquecível. Encontrei uma colecionadora de folhas e histórias. Memórias perdidas dentro das letras e em nosso pretérito.
Que delícia o seu caminhar! Que folhas lindas! Anatomias perfeitas!
Amei cada momento do teu post! 🥰🥰🥰
Eu recebi uma folha dentro de uma missiva e amei saber que pensou em mim ao caminhar por suas calçadas. Fiquei “insuportável” como você diz. É um afago. Melhor que qualquer presente. Se bem que, devo dizer que receber uma missiva sua é outro presente. Enfim, vou reclamar aqui que faz tempo que não recebo uma. Não mudei de endereço não, viu? Bom domingo, queridissima Lu
bisous
As folhas que caem no nosso caminho, sobre nós ou que ficam no pára brisas do carro…sempre estão ali para algo. Para nos dizer algo. Creio que será para apreciarmos a sua beleza…a beleza da finitude…e indirectamente pensarmos um pouco no Outono das nossas vidas.
Também gosto muito de folhas!