Os livros para o meu Agosto

Eu gosto imenso de arrumar prateleiras! De tempos em tempos, desço todos os livros e organizo a bagunça que faço ao longo dos dias. Sou uma pessoa pautada pela leitura. O outono me remete a certos autores-títulos. O verão a outros. Eu não tenho o menor pudor em ler e re-ler certos títulos, que me são caros.

Ontem eu recorri aos livros em minha prateleira para preparar os encontros do clube de leitura. É um movimento bastante comum à minha realidade: ir e voltar das prateleiras, com um-dois-três livros em mãos. Ocupo mesas, o chão, criado-mudo. Esparramo livros vários, crio pequenas pilhas sem ordem apenas para sentir os elementos todos: xícara de chá, fatia de pão, biscoitos de leite.

Mas, chega um momento em que preciso devolver as coisas aos seus devidos lugares — organizar o caos que eu estabeleço de maneira natural. Passo deliciosas horas a descer os livros para limpá-los, remover as poeiras e organizá-los. Eu me demoro porque preciso vasculhar páginas, conferir as minhas anotações enquanto combino lembranças. Tudo se demora mais que o previsto. Esqueço-me facilmente entre um poema ou outro… um capítulo ou dois.

Dessa vez fui atraída por olhos de menina, livro que descobri na livraria. Uma leitura deliciosa e bastante provocativa, que me fez voltar a infância… algumas vezes. De que eu me lembro? — foi a pergunta que serviu como provocação…

Aproveitei para escolher os livros que irei ler em agosto e acabei por fazer uma pequena pilha, que eu prometi não devorar na primeira semana. Mas, como não sou boa em cumprir promessas, digo apenas que irei tentar.

—  Checklist de leitura —

01 — Irmãos Karamazov — Fiodor Dostoievski
02 — Quarenta dias — Maria Valéria Rezende
03 — A Caderneta Vermelha — Antoine Lauran
04 — Olhos de Menina — Susan Fletcher
05 — Silêncio — Erling Kagge
06 — Diários de Inverno — Paul Auster
07 — Questão de Enfase — Susan Sontag
08 — Meus desacontimentos — Eliane Brum
09 — 1984 — George Orwel
10 — O ano do macaco — Patti Smith

Agosto [entre tantas coisas] é o mês do B.E.B.A
e eu terei companhia nessa aventura diária:
Mariana GouveiaObdúlio Nunes Ortega – Suzana Martins
Darlene Regina – Mãe Literatura – Alê Helga – Roseli Pedroso

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

5 comentários em “Os livros para o meu Agosto

  1. Desses, eu gostaria de ler Olhos de Menina e Diários de inverno… quer dizer, gostaria de ler todos, mas esses dois seria os principais… rá!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: