Eu gosto imenso de arrumar prateleiras! De tempos em tempos, desço todos os livros e organizo a bagunça que faço ao longo dos dias. Sou uma pessoa pautada pela leitura. O outono me remete a certos autores-títulos. O verão a outros. Eu não tenho o menor pudor em ler e re-ler certos títulos, que me são caros.
Ontem eu recorri aos livros em minha prateleira para preparar os encontros do clube de leitura. É um movimento bastante comum à minha realidade: ir e voltar das prateleiras, com um-dois-três livros em mãos. Ocupo mesas, o chão, criado-mudo. Esparramo livros vários, crio pequenas pilhas sem ordem apenas para sentir os elementos todos: xícara de chá, fatia de pão, biscoitos de leite.
Mas, chega um momento em que preciso devolver as coisas aos seus devidos lugares — organizar o caos que eu estabeleço de maneira natural. Passo deliciosas horas a descer os livros para limpá-los, remover as poeiras e organizá-los. Eu me demoro porque preciso vasculhar páginas, conferir as minhas anotações enquanto combino lembranças. Tudo se demora mais que o previsto. Esqueço-me facilmente entre um poema ou outro… um capítulo ou dois.
Dessa vez fui atraída por olhos de menina, livro que descobri na livraria. Uma leitura deliciosa e bastante provocativa, que me fez voltar a infância… algumas vezes. De que eu me lembro? — foi a pergunta que serviu como provocação…
Aproveitei para escolher os livros que irei ler em agosto e acabei por fazer uma pequena pilha, que eu prometi não devorar na primeira semana. Mas, como não sou boa em cumprir promessas, digo apenas que irei tentar.
— Checklist de leitura —
01 — Irmãos Karamazov — Fiodor Dostoievski
02 — Quarenta dias — Maria Valéria Rezende
03 — A Caderneta Vermelha — Antoine Lauran
04 — Olhos de Menina — Susan Fletcher
05 — Silêncio — Erling Kagge
06 — Diários de Inverno — Paul Auster
07 — Questão de Enfase — Susan Sontag
08 — Meus desacontimentos — Eliane Brum
09 — 1984 — George Orwel
10 — O ano do macaco — Patti Smith
Agosto [entre tantas coisas] é o mês do B.E.B.A
e eu terei companhia nessa aventura diária:
Mariana Gouveia – Obdúlio Nunes Ortega – Suzana Martins
Darlene Regina – Mãe Literatura – Alê Helga – Roseli Pedroso
Desses, eu gostaria de ler Olhos de Menina e Diários de inverno… quer dizer, gostaria de ler todos, mas esses dois seria os principais… rá!