Se tem uma coisa que eu gosto de preparar na cozinha, a qualquer momento-hora do dia… é uma boa e deliciosa bruschetta — prato típico das regiões do Lazio e de Abruzzo, na Itália.
Brusciato significa tostado ou torrado. Mas bruschetta não é o único nome dado a famosa fatia de pão amanhecido bem tostado com manteiga e azeite, coberto com queijo parmesão e cubinhos de tomates. Na região da Toscana é conhecida por Fetunta. que é a união das palavras fetta unta… fatia untada.
Os pães também variam de acordo com a região. Na Puglia e na Campania são feitas com um pão crocante chamado frisella ou frisedda. Na Sicília e Basilicata usam um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.
Pausa para salivar…
As histórias a respeito desse prato são múltiplas. Eu cresci ouvindo que os agricultores de azeitona usavam a receita para testar o azeite. Mas há muitas outras versões…
O importante na bruschetta nem é o recheio que depende da região e de quem as prepara. Você pode usar: queijos, tomates, cogumelos, legumes, folhas… Quando o mio babbo preparava, ele abria a geladeira e pegava o que encontrava pela frente.
O segredo da Bruschetta é o pão… que pode ser qualquer um, contanto que seja amanhecido. Eu já usei francês, de fôrma, ciabatta. Mas, o preferido segue sendo o que eu faço… Porque, como dizia a nonna: fazer uma fornada de pães é a melhor maneira de reagir ao universo e permitir que ele reaja a nós.
Eu gosto de passar manteiga e dourar na frigideira com alho bem picado. O ponto que eu considero perfeito… é quando os dois lados do pão estão dourados e as laterais levemente queimadas.
Ao retirar da frigideira, eu pincelo com azeite, orégano e manjericão miúdo. Acrescento os ingredientes, cubro com parmesão fatiado grosso e levo ao forno para finalizar.
Pronto.
É só servir… e dizer: buonappetito
Agosto [entre tantas coisas] é o mês do B.E.B.A
e eu terei companhia nessa aventura diária:
Mariana Gouveia – Obdúlio Nunes Ortega – Suzana Martins
Darlene Regina – Mãe Literatura – Alê Helga – Roseli Pedroso
essa é uma das saudades que tenho na vida…
Pausa para salivar, parte dois…
Salivei também
Fiquei com água na boca!