
Localizado na Rua Carlos de Sousa Nazaré
Precisei ir à 25 de março… comprar fitas de cetim para costurar os livros e aproveitamos para comprar azeitonas, queijos, no Mercado da Cantareira, que estava lotado. Escapamos de lá e depois de percorrer os labirintos da região, fui surpreendida pela fachada do Palacete São Jorge
A região da 25 de março esta cada vez mais ocupada por chineses e seus “negócios da china”. Mas eu duvido que a influência árabe irá desaparecer.
O Palacete São Jorge — um investimento do árabe Rizkallah Jorge Tahan que fez fortuna o início do século passado vendendo em seu estabelecimento comercial — na Rua Florêncio de Abreu, a Casa da Bóia –, materiais hidráulicos, em uma cidade que começava a crescer…
A fortuna permitiu a Rizkallah Jorge expandir seus negócios para outras áreas e foi na construção civil que ele investiu pesado…
Inaugurado em 1930… é um importante patrimônio histórico de São Paulo que foi tombado no ano de 2016. A arquitetura exibe características de sua época e um estilo eclético… padrão arquitetônico paulistano das primeiras décadas do Século XX.
A construção não pode ser considerada um arranha-céu por possuir apenas cinco andares. Mas as torres impressionam pelo tamanho.
Agosto [entre tantas coisas] é o mês do B.E.B.A
e eu terei companhia nessa aventura diária:
Mariana Gouveia – Obdúlio Nunes Ortega – Suzana Martins
Darlene Regina – Mãe Literatura – Alê Helga – Roseli Pedroso
Caminhada apreciando com poesia. Adorei 🙌🏻
Lindissimo esse casarão e é uma pena que os chineses estão ocupando toda a area. Espero que esteja certa e que as heranças árabes não se percam.
Bela foto. Gostei muito
bj
Doce amiga,
Que bela imagem e história desse prédio.
Espero que ele não sucumba as investidas do setor imobiliário na região.
bjs
que lindo!
beijos
Lunna, a foto esta lindíssima.
Um grande beijo.
Lunna, percebi que a caminhada por si só já é poesia. Que coisa linda! Vc é uma felizarda, abençoada por descobrir a cidade e nos mostrar com tanta sutileza!
bjs
Belissimo
Abraços
Dri
Conheço esse palacete. Lindo! A Rua Florêncio de Abreu guarda outras preciosidades e uma delas mereceu um texto mais extenso chamado Caminhando Pelo Passado Presente.
Vamos no seu ritmo pelos lugares por onde você passa. A busca pelas fitas rende excelentes recantos!
Uau, está aí um palacete nos arredores do mercado que eu não conhecia.
Caminhada enriquecedora assim com tudo de bonito…
beijinhos das nuvens
post muito denso, andanças, criação, imaginário, foto.
Que belo passeio.
A foto ficou linda
beijo pra você
Bela construção e que bom que a descobriu durante o passeio.
As coisas no Mercadão já melhoraram? As notícias últimas não eram nada boas.
Bj.