Hoje é segunda-feira…

(…) ela acreditava ter superado a idade de corar, mas certamente 
não tinha ultrapassado a idade da emoção. Nada existe neste  momento e neste instante
em que nos (des)encontramos. nada existe para além do que nos afasta do que é inevitável. 
Esta vida é feita de proximidades e distanciamentos. Há barulho, ruído e distorção. 
– a vida só se dá a quem se deu.
(daqui)

Dia de começar a ler novos livros. Mas eu escolhi um livro antigo ao ir a prateleira pela manhã. Poemas de Campos e as inúmeras marcações feitas nos dias de ontem. Dia excelente para uma caminhada nas primeiras horas e, depois uma xícara de chá de morango silvestre… Por fim, sentar-se no canto do sofá para tecer missivas imaginárias para contar as coisas boas da vida para os fantasmas que habitam as paredes do lugar, enquanto sinto o calor da xícara nas mãos. Sem papel ou envelope. Apenas o lado de dentro dialogando com o lado de fora…

Eu tenho um punhado de coisas para contar-inventar. Coisas inteiras – pela metade. Coisas minhas-alheias… que vão acontecendo dentro de uma segunda-feira que é um dia que não agrada a maioria, mas é o único que sei pontuar. Todos os demais escapam-me.

Não entendo o desconforto! É o dia da lua… de ir para a rua, como escreveu a poeta. Dia de movimentar o corpo ao som de uma música propícia… De preencher os espaços vazios. Encher a xícara com chá… Fazer brigadeiro. Pensar os dias seguintes. Sonhar a caminho de lugar nenhum. De sentir o rosto úmido pela água fria. De fechar os olhos para ouvir o cuore… De observar as voltas dos ponteiros sabendo que as horas voltam ao ponto de partida e será sempre tarde demais para muitas coisas e cedo para outras tantas.

Segunda é o dia que antecede a terça… dia comum, sem entusiasmo algum e que sucede o domingo; esse dia que eu não entendo como antes. Houve um tempo em que o domingo era dia para encontrar e estar junto. Hoje é apenas uma rota para a segunda.

E daqui de meu canto de mundo, enquanto escrevo, questiono-me: “como é possível não gostar da segunda-feira?” …e sem uma resposta convincente, avanço porque hoje é segunda-feira, a xícara está cheia, a primeira página ainda não chegou ao fim e ainda não fui a todos os lugares que gostaria de ir…

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que não se pode fechar de tão cheio,
Todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando, e tudo isso,
que é tanto, é pouco para o que eu quero  (…)

Álvaro de Campos

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

14 comentários em “Hoje é segunda-feira…

  1. É mais ou menos isso mesmo. Cada dia, cada tempo depende muito de nós mesmos. Se colocarmos na nossa cabeça que segunda-feira é um dia chato, cansativo, com toda certeza assim será… A poesia desse dia está no olhar e no simples fato de viver porque as mais belas poesias nascem numa segunda-feira…

    Ótima segunda-feira para nós!!!

  2. Nunca pensei na segunda como o dia dos ladrões…rs.
    Mas é verdade, a segunda para mim é um dia bem normal. Não causa muito sentimento. A noite de domingo parece mais melancólica.
    Não sei exatamente o que há com as quartas-feiras, mas simplesmente são extremamente sem graças para mim. é o meio de tudo, nem começa, nem termina…

  3. Acho que depende muito do que você disse sobre como ocupamos nosso tempo. Se temos um trabalho agradável em um ambiente aprazível, é bom retomá-lo na segunda, senão…o melhor é reavaliar nossas prioridades e tentar reorganizar nossa vida.

    Um grande beijo.

  4. Gosto de colorir os meus dias com as palavras coloridas pelas emoções e perfumadas com o perfume de canela no café da manhã…

    *Sabe que canela me lembra você fazendo compras no mercadão de SP.
    Um lugar que nem conheço, mas você me levou até lá pela lembrança da canela…

  5. Lunna, deixo o meu desejo de um Feliz Natal e de um 2014 sempre com criatividade e com os belos momentos de leitura que sempre me proporciona aqui!

    Bacio

  6. Segunda-feira é sempre preguiçosa … dá aquele desâaanimo de imaginar a demora que vai ser chegar de novo a sexta-feira ! rsrs e depois reclamamos que a vida é rápida demais! vai entender!
    Ando ausente dos blogs e voltei só pra desejar um Natal bonito família reunida mesa posta presentes coloridos e muita muita inspiração muita coisa boa pra ler e escrever._tipo esse texto e esse poema que nos faz querer encher o olhar de novas paisagens… Lindo!
    Feliz Natal Lunna
    nos vemos por aqui por lá em 2014 _ que seja cheio de graça e beleza!
    ‘bacio’ florzinha

  7. fiquei aqui a pensar nas segundas. É quando preparo a semana dos bordados. Separo as linhas, agulhas, tecidos, e me organizo para o restante das coisas.
    Acho que gosto mais dela do que dos domingos.
    Mas, gosto mais do seu texto!

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: