Cultura deve renascer em 2023 com Lula e a volta do ministério

Num país continental como o Brasil — dividido entre esquerda e direita; ainda que não faça sentido para quem entenda um pouco de geopolítica — na Cultura percebe-se o efeito direto dessa polarização que privilegia as distorções político-sociais…

Todos têm suas opiniões sobre os mais diversos assuntos nesse cenário. Não que estejam dispostos ao diálogo ou tenham um bom argumento — capacidade nem se fala — para debates. A maioria se enfeita com plumas e paetês, batem no peito e com o dedo em riste, esbravejam ferozes: isso não é Arte — frase pronta-velha-caduca que se recicla nas bocas-murchas.

E os episódios se multiplicam aqui e ali… Livros proibidos por pais que querem os filhos lendo livros sem-partido — seja lá o que seja isso. Há uma lista circulando por aí, com o que não pode e não deve ser lido por alunos de bem. Curioso que O cortiço e Vidas secas estão liberados para esses jovens. Não tenho dúvidas de que esses pais não leram esses livros ou não os liberariam para leitura.

Também esta em alta a mania de criminalizar esculturas e telas, dizendo o que se permite ou não. Até pouco tempo, parece que ninguém sabia que Picasso erotizou suas telas… Será que eu devo avisar que ele não foi o único? A lista de pintores é longa…

Mas, não saber… é a principal característica dessa gente que passou a falar em ideologia — a mesma que Cazuza gritou em seus versos: “eu quero uma pra viver“. São todos pautados pela ignorância, que é a base estrutural de suas cabeças-ocas. O que permite compreender os discursos rasos, diluídos em ismos

O problema que deveria ser discutido é outro. Que a Arte não aceita rótulos, até essa gente de bem sabe. Mas não compreendem que se trata de um grande investimento, com retorno rápido. Alguns senhores enxergaram isso e passaram a se movimentar nesse sentido.

São Paulo saiu à frente, dada a capacidade que o Estado tem de transformar qualquer coisa em produto. E eu não vou aqui discutir os meandros do negócio. Mas a cidade-capital, por exemplo, passou a atrair turistas oferecendo os melhores teatros-cinemas-museus e espaços alternativos… nichos que se destacam para todos os tipos de gostos e preferências; sem se ocupar da tolice dos rótulos: isso é ou não é… serve ou não serve.

É papel do Estado apoiar as letras, as artes e os espetáculos como o cinema, teatro, exposições ou nada acontecerá.

O que preocupa aqui em São Paulo é a mudança nas cadeiras no Palácio dos Bandeirantes. O atual Governador eleito é parte do grupo que se auto-denomina conservador e que gosta de apontar o que é ou não é Arte.

O Estado paulista tem importantes ferramentas de apoio como: o VAI e o PAC que são apenas alguns dos investimentos feitos pela Secretaria de Cultura com grande resultado nos últimos anos.

Não sei quanto o Estado de São Paulo recebe do Governo Federal para alimentar a sua produção Cultural; mas é urgente a necessidade de descentralizar tais investimentos. O novo Governo Federal e a Ministra da Cultura escolhida, precisa concentrar esforços em fazer uma distribuição melhor do dinheiro e não ficar restrito ao eixo Rio-São Paulo, onde se diz que se passa quase tudo.

Um exemplo disso está aqui mesmo, em São Paulo, que atrai muito público do interior por ter o que as pequenas cidades não são capazes de bancar ou financiar. Como nem todas as pessoas conseguem se locomover para uma aventura cultural na Capital paulista, acabam sitiadas em suas realidades menores.

Em Portugal a atual administração — mais a esquerda — estuda o processo de descentralização, que tem em Lisboa o seu principal núcleo cultural. O mesmo ocorre no Reino Unido, que tem em Londres o seu polo cultural. É espiar para ver como se saem e aprender…

Ao que tudo indica é uma tendência mundial essa tentativa… E seria bom que funcionasse, afinal, em um país tão rico do ponto de vista cultural, como o Brasil, seria bom que o dinheiro fosse realocado em outros Estados e Cidades… e a Arte não ficasse limitada, como tanto querem uns e outros.

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

6 comentários em “Cultura deve renascer em 2023 com Lula e a volta do ministério

  1. Eu não escreveria melhor sobre isso. Aqui na minha região ainda há os tais responsáveis pela ‘cultura” que a sabotam. Infelizmente! Mas a esperança é que a arte sobreviva e ainda bem que há esperança!

  2. Eu me lembro de ir a São Paulo várias vezes para assistir musicais no velho teatro abril, que mudou de nome. Em minha cidade minúscula nem teatro e nem cinema temos. O jeito é ir para a Capital, já que na cidade vizinha, maior, e que tem teatro, mas não tem peças, apenas o espaço que daqui a pouco vira uma igreja.

  3. Mais um excelente texto e eu espero que a cultura renasça mesmo e que se espelhe em bons exemplos. E concordo com você, precisa investir pesado fora do eixo rio-são paulo. Até porque esses dois estados tem como conseguir recursos independentemente da União.

  4. Se depender do Lula tudo que teremos é mais escândalos, como aquela cena patética do beijo entre ele e a amante. Horrível. Horrível. Horrível. Mas foi o que vocês escolheram porque vocês artistas queriam o que ele vai dar. 10 bilhões sem precisar trabalhar. Só receber o pix, né?

  5. Teu texto/reflexão trouxe algumas lembranças. Penso que no fim dos anos 70, ainda a ditadura, a censura…bom, aconteceu uma espécie de boom da música latino-americana no Brasil. Abílio Manoel era um incansável batalhador e lançou alguns LPs com coletâneas valiosas e nomes como Mercedes Sosa, Victor Jara, Quilapayun, Inti Illimani, Atahualpa Yupanqui entre tantos. E passavam pela censura. Em um dos discos, uma canção do uruguaio Daniel Viglietti – A desalambrar – estava lá brilhando com seus versos pela…reforma agrária, falando sobre as questões da terra. Enfim, os censores não possuíam lastro cultural. Como os mesmos que até ontem quase destruíram nossa diversidade cultural. Será retomada em todo o nosso Brasil.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: