Meus olhos de Traça

Excerto da semana | Corredores, codinome: loucura

Matilda era manchada de sangue. Uma pessoa ruim que fazia disparar o Medo em todos. Até os mais loucos a temiam e fugiam. Evitavam os seus olhos. Eu sabia que era a irmã mais velha de Edgar e que estava ali para me castigar. E não tinha a noção do quanto poderia piorar os instantes…

Mulherzinhas

Vocês sabem que eu adoro ler notícias velhas-encalhadas em algum lugar do universo. As frescas me deixam alarmadas e com as antigas eu consigo até me divertir, embora algumas pareçam recicláveis e voltem de tempos em tempos. Trata-se de um passatempo… uma maneira boba de dar à mente um pouco de descanso após um longo…

O poeta portenho Borges

Fui buscar um livro na prateleira nesta manhã em que tudo saiu de controle — as horas principalmente — e tão distraída que estava com o gole de café, um punhado de lembranças e algumas decisões de vida (para ontem, como de costume) que, ao puxar um livro qualquer, uma cena-antiga se repetiu: pela terceira…

O primeiro livro. A última livraria de rua

Liguei o som — com um pequeno toque — para ouvir Debussy e me veio à mente o tempo em que era preciso escolher um disco… removê-lo da capa de papelão, passar uma flanela em suas linhas invisíveis aos olhos e posicioná-lo no velho Gradiente. Acionar o braço com a agulha, posicionando na primeira faixa…

O que ando a ler | Prosa

Escolhi começar o ano novo com o livro Prosa, de Elizabeth Bishop, que há tempos hibernava na prateleira. O reencontro se deu nos últimos dias de Dezembro, ao fazer a tradicional faxina literária… quando selecionei alguns livros para ler em janeiro. Não é difícil ler toda a obra de Bishop porque a mulher-poeta-prosadora escrevia pouco.…

As Listas

Todo final de ano é a mesma coisa… pipocam listas de todos os tipos: os melhores filmes-séries-teatros-danças-espetáculos-exposições e livros do ano que ninguém precisa, mas tudo mundo espia. Eu mesma não resisto… e confiro todas elas. Mas admito que faço isso apenas para ter certeza de que fui na contramão de tudo e de todos.…

* as memórias ficam suspensas dentro de mim

* Mariana Gouveia, As Estações Hoje eu acordei com vontade de sentar no canto do sofá e ler uma boa história… ser apenas leitora. Olhei para a prateleira e espiei os meus títulos. Alguns ainda por ler. Gostei de saber que Isabel Allende doa os livros após a leitura e mantêm apenas uma coleção de…

* Diferente da maçã envenenada… a dor incurável da inveja mata a prazo

* Lua Souza (estratosférica) Acordei e depois de recolher as coisas de ontem… Eu sou o tipo de pessoa que se espalha: livros, envelopes, folhas-avulsas, livros, xícaras. É a minha trilha de migalhas. No dia seguinte preciso recolher os rastros deixados por mim, no dia anterior. E, às vezes, acontece de encontrar algo interessante e…

* Como posso viver sem essa mulher que funciona como o meu espelho?

* Rozana Gastaldi Cominal (Mulheres que voam) Peguei um livro na prateleira pouco depois do almoço… “inéditos e dispersos”… de Ana Cristina Cesar que é uma figura múltipla. Sua poesia é a sua biografia… É a sua roupa suja, a mesa com restos das refeições feitas. É o corpo depois do sexo. A pele a…

Loucas noites / Wild Nights

Fui a prateleira há pouco e busquei os livros de Emily… uma decisão tomada ao despertar: ler Emily Dickinson nessa manhã de inverno-domingo. Tenho alguns livros da poeta-mulher, que em seu tempo foi considerada inadequada-imprópria-fora-do-comum. Hoje, muito se fala de Emily e dos motivos que a fez reclusa… da paixão pela cunhada, que morava na…

Questão de ênfase

Antes de sair de casa, na manhã desta quinta-feira — a última de agosto — saquei da prateleira um de meus livros preferidos-lidos-muitas-vezes nos últimos anos, como forma de oxigenar a mente… porque preciso respirar quando finalizo projetos pessoais. Aproveitei os movimentos da Avenida com nome de pássaros e o silêncio das janelas dos prédios…

Os livros para o meu Agosto

Eu gosto imenso de arrumar prateleiras! De tempos em tempos, desço todos os livros e organizo a bagunça que faço ao longo dos dias. Sou uma pessoa pautada pela leitura. O outono me remete a certos autores-títulos. O verão a outros. Eu não tenho o menor pudor em ler e re-ler certos títulos, que me…

O que ando a ler | (in)versos

Eu não sei se nos conhecemos em junho… não me lembro. Nem tudo a memória guarda. Algumas coisas, mesmo que preciosas, perdem-se no vácuo de nossa existência. São os famosos espaços em branco que os poetas tanto gostam de preencher. E que sorte temos nós de haver poetas no mundo… Quando conheci Suzana Martins, ela…

O que ando a ler | Solombra…

Que eu gosto — de ao cair da tarde — colocar a chaleira no fogo para preparar uma xícara de chá… não é novidade. Enquanto espero, caminho pelos cômodos da casa, apreciando os meus passos pelo piso-frio e me deixo conduzir até a prateleira, onde escolho um livro de poesias a partir do tato, sem…

Uma pausa no dia para ler poesias

Hoje, no meio da tarde, fiz uma pausa… e fui me sentar na varanda. Quando dei por mim… estava com o livro de Plath em mãos… Ariel é uma leitura que se repete de tempos em tempos. Trechos inteiros, em voz alta, como se estivéssemos a dialogar a respeito de nossas estranhezas. Às vezes, me reconheço…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Sobre mim

Sou sagitariana… degustadora de café e de livros. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares.
Escreve-me em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua… sendo a minguante a minha preferida! leia mais

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: