Depois de meses sem sair de casa, fui as ruas… entrei no metrô — linha lilás-verde-amarela –, e depois de quase meia hora, estava na Rua da Consolação. Foi como voltar no tempo e chegar a cidade novamente. Me perdi por caminhos conhecidos e depois de muitas voltas desorientadas, acabei diante dessa construção antiga-abandonada…
Depois de espiar suas formas, saquei o celular do bolso e ao som de Léon, fotografei o que um dia foi uma luxuosa mansão de Higienópolis… que me fez pensar nos cômodos — percorridos em meu imaginário –, e nos personagens que ali viveram num tempo anterior a esse.
Tenho paixão por casas antigas-abandonadas… aqui em São Paulo ainda restam algumas — a maioria são tombadas. Mas não existe projeto de preservação. O imóvel foi leiloado pelo INSS e não se sabe qual será o seu destino.
Ser um Patrimônio histórico em uma cidade que avança sempre em direção ao futuro, não salva o imóvel das ações do tempo, das invasões e do descaso. Pelo contrário: o condena!
Aqui na minha cidade também possui muitas casas e casarões abandonados e tombadas. Temos dois hotéis lindos também, mas que estão jogados as traças. É uma pena que o poder público não tenha interesse em restaurá-las, pois são de uma arquitetura belíssima e com uma história majestosa.
Como dá vontade de atravessar as fotos em teletransporte!
Eu estou simplesmente encantada com essa casa. Também adoro casas antigas, aqui na minha cidade tem algumas, bem poucas. E aqui, como aí, elas não recebem cuidados e atenção, ficam esquecidas e só são lembradas para serem derrubadas e dar lugar a prédios. Lamento pelo dia em que talvez não encontrarei mais nenhuma por aqui. Gosto de olhá-las e, assim como você, imaginar a vida se desenrolando lá dentro, quem ali viveu, as relações entre as pessoas, os fatos acontecido… acho mágico isso. E se você gosta de casas antigas iria adorar a escola antiga vizinha à casa da minha mãe. Era uma antiga fazenda, depois foi internato e hoje funciona como uma escola estadual. Já foi muito modificada por reformas, uma parte está caindo aos pedaços mas ainda é majestosa!
São Paulo me assusta e me cansa, mas confesso que as casas antigas são realmente lindas. Em Santos também temos casas bem antigas e, a exemplo da capital, o fato de serem tombadas não impede os efeitos do tempo, da falta de manutenção e das invasões. Ainda hoje fiquei chateada ao saber que há vereadores querendo transformar um prédio antigo, onde funcionava o Escolástica Rosa (escola de cursos técnicos) em Escola Cívico Militar.
Um enorme abraço.
Olá minha cara, amei as fotos. Eu tenho uma coisa de, sempre que vejo mesmo um objeto centenário como um móvel, imaginar o que ele presenciou( como se o coitado pudesse gravar algo, coisa minha rs), toco, caço detalhes que alimentam minha opinião de que antes, as coisas eram feitas com mais carinho, coisas como marcas de uso que possam esconder um conto, um segredo e o mesmo só que amplificado acontece com construções. Imagino o “tipo de vida” que já se abrigou ali e é fascinante, poderia observar, supor e conversar horas sobre isso rs.
Que pena!
Também sou fã de casas antigas e saio a fotografar!!! Ainda não tive coragem de pegar metro…Estou com saudades das minhas andanças sem destino…
Abraços
Partilho esse fascínio por casas cheias de histórias! E fiquei a sonhar com estas!
Saudades de passar por aqui!!
Que imagens lindas, eu também tenho fascínio por casarões antigos e abandonados. Minha imaginação vai longe quando fico pensando na parte interna e nas histórias que ali se passaram.
Amei demais este post!!