6 ON 6  |  ho ho ho

Eu me lembro de uma única comemoração de Natal… Aproveitamos a época das festas para ir visitar J., que não frequentava os encontros familiares para evitar desconfortos para a sua esposa, que era católica e tinha o hábito de festejar o nascimento do menino cristão…

1 — Levamos uma rosca de yule feita com massa de manteiga, açúcar e trigo… recheada com frutas cristalizadas e cereja ao marrasquino. Uma tradição familiar que eu aprendi com o mio babo que aprendeu com a nonna... e eu sigo dando continuidade.

2 — Assim que passei pela porta da casa de minha zia… dei de cara com uma enorme árvore de natal. A casa inteira exibia o tal do ar natalino. Havia meias penduradas na lareira com os nossos nomes. Na mesa de jantar um enorme arranjo com velas, pinhas e castanhas… e um sem-fim de enfeites coloridos espalhados por todos os cantos e cômodos. Eu me senti em uma daquelas lojas de departamento…

3 — Comentei com C., que se um Noel entrasse pela chaminé a qualquer momento, eu bateria nele com um daqueles enfeites. Escolheria o mais pesado… e engolimos a risada para não ter que nos explicar.

4 — Tivemos que sair às pressas para comprar presentes — tradição natalina… e nos divertimos — feito turistas — em simpáticas lojinhas da cidade… todas decoradas de acordo com o Advento.

5 — A meia noite sentamos à mesa para a ceia, unimos as mãos e L., — que parecia a mais feliz das criaturas –, fez uma prece de agradecimento por estarmos todos reunidos, com saúde e celebrando o nascimento da criança cristã. Trocamos presentes pela manhã sem a tão esperada neve que só foi cair no dia vinte e sete… contrariando — para variar — a previsão do tempo.

6 — A única tradição de Natal que eu preservei — até a pandemia mudar a maioria dos meus hábitos — tem relação direta com o Café… Depois que passei a frequentar a Starbucks, passei a acompanhar as mudanças praticadas pela rede que substituía o tradicional avental verde por um vermelho… E o branco do copo de papelão com sua sereia de duas caldas cedia espaço para as versões natalinas.

Mariana GouveiaObdulio Nuñes OrtegaRoseli Pedroso

Publicado por Lunna

É sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros. Paciência lhe falta desde a infância. Mas sobra-lhe sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecia o silêncio e falas cheias. As que se repetem com facilidade de boca em boca despreza... Lacaniana por opção.... E completamente apaixonada por mulheres que usam a escrita como uma navalha afiada que corta enquanto é carne. Escreve à noite e reescreve pelas manhãs. Gosta de calçadas e corujas. Anda sozinha ou acompanhada, tudo depende da fase... minguante é a sua preferida!

9 comentários em “6 ON 6  |  ho ho ho

  1. Ah, eu amei esse post. Aliás, é um dos meus favoritos, já disse.
    E essas fotos me fizeram imaginar a sua cara de espanto diante de tanto natal num só lugar.
    Já viu os copos da Starbucks desse ano? Perto desse que você fotografou são medonhos.

    bisous

  2. ha ha ha… quem diria que Catarina é de ho ho ho.

    Adorei menina Lunna! E concordo aí com a menina Lua Nova, deu para imaginar a sua carinha de espanto diante de tanto ho ho ho e aposto como você e o seu babo compraram canecas para o chocolate quente para a família inteira.

    Muito ha ha ha para você

  3. Catarina-Lunna,

    que delícia de fotos, mas confesso a você que salivei com essa rosca de yule, que se eu não me engano (e se estiver enganada, perdoe-me, por favor) é uma festa celta, ou seja, pagã. E foi servida numa ceia cristã?

    Acaso, a senhora sua tia sabia disso?
    hahahahahaha

    baci

  4. Após o passamento de minha mãe, não montamos mais árvore e presépio. Se antes evitava trabalhar nessa data, agora se sou chamado, não me importo e costumo fazer evento… para os outros.

  5. Adorei sua versão do ho ho ho… confesso que não sou muito fã dessa data… e já começam por aqui os comerciais, etc, etc…

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: