6 ON 6 | Outono…

6 on 6

A moça do tempo avisou sobre a chegada do ou.to.no em meados de março… a mesma data anotada no calendário. Mas, na paisagem o que se fazia sentir era o ve.rão… que deixou para fazer tudo arder em seus últimos instantes. Tomou fôlego e caprichou nas ‘águas de março’ e nas altas temperaturas…

Abril chegou e as brisas do ou.to.no se fizeram sentir… os raios do sol perderam intensidade e agora chegam à janela de maneira sutil. É um dourado gostoso que lembra a infância e a calda de caramelo que cobria o pudim de leite.

Eu sou toda ou.to.no… essa com certeza é a estação da minha amalgama…

as cores — gosto desse tom desbotado que vem nos lembrar que tudo tem começo.meio. e fim. Isso é sagrado. Envelhecer é uma palavra linda, tanto quanto fenecer. O ou.to.no me faz prestar atenção nas cores e nessa pausa demorada, aprendo a lidar comigo.

os aromas — eu tomo café-chá o ano todo (independe da estação) mas quando acontece o ou.to.no na minha pele… gosto de ouvir o apito na chaleira no meio da tarde, quando os tons se reinventam… apreciar o chiado gostoso da água quente caindo na xícara. O tempo de espera (meu momento precioso) é outro. Fico ali a apreciar a paisagem que sou, a recordar meus dias-realidade-tempo-vida-outro-lugar-outras-pessoas e tudo se mistura num gole demorado de chá…

a volta das meias — se existe um estação gostosa para ser dois é o ou.to.no, que favorece o encaixe-enlace. O abraço demora um bocadito mais. Os sorrisos, as mãos dadas… é tão mais fácil partilhar da realidade. O caminhar desliza pelo chão e vai do passado ao futuro em poucos segundos.

as  pausas no meio da tarde — o vento sopra, as nuvens aparecem e o sol foge do céu. Dou uma escapada dos meus afazeres… e vou à cozinha. Água para esquentar. Manteiga na frigideira. Prensa francesa. Pó de café. Polenta cortada em fatias. Atraído pelos sons e cheiros, meu  menino vem para a cozinha e o relógio cancela o tic tac…

o retorno das mantas — época gostosa para ficar cobrir os pés-pernas e ler um livro. É tão gostoso adormecer aquecida pelo correr das páginas, entre histórias. Ontem a noite me fez companhia ‘silêncio na era do ruído’ de Erling Kagge… e nessa noite serão os poemas de Ana Cristina César…

anoitece mais cedo — mais tempo para ficar dentro. Cortinas fechadas. Casa aquecida. Meias. Passos pequenos. Manta. Mangas compridas. Xícara entre mãos. Ingredientes na pia. Fogo aceso. Mesa posta. Filme. Livros. Nós dois…


…eu passei a chamar essa estação de fall ao estudar inglês. Me encantei com a frese  “fall of the leaf” (queda da folha).

Mariana Gouveia | Maria Vitoria |Obdulio Nunes Orteg

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana... degustadora de café. Figura canina e uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Paciência é algo que me falta desde a infância. Mas sobra sarcasmos para todas as coisas da vida que fazem mais barulhos que cigarras nos troncos das árvores. Aprecio o silêncio e falas cheias, escreve-se em prosa por apreciar a escrita em linha reta. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

14 comentários em “6 ON 6 | Outono…

  1. Ai, eu só conheço outono assim, pelas linhas alheias… nunca estive no outono em lugar nenhum, a não ser pelas letras, alheias. Você é puro outono, pura poesia!!!!

    1. Ah, minha cara, grata pelo carinho, é tão bom perceber que a estação que eu adoro reflete-se em mim.
      Sabe que durante muito tempo eu só conhecia o verão tropical através dos dizeres de amigos que viviam na África ou na Terra de Santa Cruz (Brasil). E hoje sinto falta do não saber, espero que quando conheceres o outono, lhe seja gentil e o leve consigo no bolso da alma.

      bacio

  2. Você me encanta sempre, Lunna!
    Agora com as fotos.
    Pena que não sabia deste 6on6, adoraria participar.
    Ah, Dio MIo…estas polentas de novo por aqui…ai ai ai…
    Amei tudo e também amo o outono.
    Vamos tomar um chá numa tarde dele?
    Bacio

      1. Ou.to.no. também está sendo a minha estação favorita, e com você nos detalhes, é pura poesia!

  3. Que delícia ler esse post! Outono é minha estação preferida e todo o encanto que ele exerce sobre mim ficou absurdamente bem representado pelas suas fotos e pelo seu texto. Muito amor pelas cores do outono, pelas mantas e por esse post!

    1. Ah, que delícia saber que o outono é sua estação preferida, melhor ainda é saber que meu olhar alcançar o seu com essas fotografias de meus momentos aquecidos. bacio cara mia

      boa semana

  4. Eu posso pegar esse post, emoldurar e colocar na parede, como se fosse poesia?
    De todos os seus textos, esse me encaixou melhor que luva, parece que fui eu que lhe disse as sensações minhas e você as reverteu pra ti (usurpadora? ahahah)…
    Amo tudo, dos detalhes das meias, das mantinhas (lembra que sou mineira, que diz uai e diminui tudo na boca), das cores, dos aromas, sabores… e é engraçado como que hoje, só dia 9, foi o primeiro que olhei ao redor e, apesar de não ser o mais completo, foi o primeiro que senti cheiro de outono na rua. Não preciso dizer que amei…
    Sobre a palavra fall, também gosto muito mais dela do que de autumn… e ler a frase ‘fall of the leaf’ não só me fez suspirar como me deu vontade de escrever. Nunca nasceu título antes da história, mas esse, específico, me fez viajar e querer desenhar um outono inteiro só pra ela! ❤
    xoxo

  5. Outono, minha estação desde de sempre, se tivesse que escolher essa seria a estação de todos os dias e do ano todo, se necessário daria uma brecha para a primavera e novo voltaria ao outono.
    Leio seus posts, mas não comento em todos, mas esses do 6 on 6 são meu favoritos, pelas fotos, e pela dissertação de cada uma delas, só isso já é perfeito. Falando de outono então….que volta me deu de fotografar.
    Beijos

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: