6 on 6

6 on 6 | Caixa de fotos

No mês passado, trabalhei em um projeto artesanal intitulado “álbum de fotografias”… Ali, as fotografias são os poemas. E, ao ler cada poema, me fez pensar no hábito de C que guardava as fotografias reveladas em caixas. Às vezes, dentro de uma manhã de sábado, ela espalhava tudo por cima da mesa, escolhendo o que interessava para colar nas páginas do velho álbum, folheados por nós, na companhia de um bolo de laranja e uma xícara de chá.

Eu não tenho álbum… o meu instagram meio que ocupou esse lugar por algum tempo. Eu continuo fotografando lugares, espaços, flores e folhas — vai tudo para a nuvem ou para as pastas quando descarrego as imagens. A maioria são excluídas sem cuidado ou verificação.

Mas é maravilhoso ver fotografias antigas, esquecidas em caixas. Faz bem ver o que era, quem era e as pessoas que visitaram-me. Aproveitando o tema do 6 on 6 de maio… resolvi abrir uma caixa-pasta para ver o que saírá de lá.

01 — não é a foto mais antiga com o meu amigo canino Patrick — mas é uma das minhas favoritas. A foto revelada se perdeu numa das mudanças, restou apenas a imagem digitalizada, escondinda numa pasta.

2 — Primeiro evento feito por mim e por Marco na Galeria Olido… ao cair da tarde de sábado, com leituras de poesias, música instrumental. O registro foi feito por um fotógrafo-amigo e a foto digitalizada acabou na nuvem… esquecida nos arquivos do google-fotos…

3 — Tinha por hábito sair para caminhar e levar a leika comigo para fazer pequenos registros — nunca revelados. Cansado de ver tantos rolinhos de filmes acumulados, Marco levou tudo para revelar.

4 — Um registro recente, feito com o celular… algo desprentensioso que nunca conheceu papel. Embora goste tanto da fotografia que seria bom vê-la em um porta-retrato. Penso nisso há tempos, mas ela segue nas nuvens e me encontra ao sabor do ento…

5 — Gosto imenso de fotografar ingredientes e alimentos. É uma brincadeira antiga. Uma maneira de provocar o outro. As fotografias acabam esquecidas nas nuvens e, em algum momento as excluo. Essa escapou porque foi a última que enviei para o meu primo. Fiz os pães — favoritos dele — e enviei a foto, com uma notinha: estarão quentes quando você chegar…

6 — Uma foto guardada porque foi a primeira. Ela ainda estava se acostumando a nós… Não sabia ainda do que gostava. Quando retirei o bolo de fubá do forno, começou a saltitar pela cozinha e quando nos sentamos para comer, ela reclamou sua cadeira… ganhou pedaços de bolo e uma cadeira com almofada vermelha.

Claudia Leonardi Mariana Gouveia
Obdulio Nuñes OrtegaSilvana Lopes

2 respostas para ‘6 on 6 | Caixa de fotos

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)