6 on 6 | Solar

6 on 6

Descobri há pouco, ao acordar, nesta segunda feira, que gosto de dias de sol… Não dos quentes, em que tudo desmorona, inclusive a minha pressão arterial… Me refiro as manhãs douradas com sol ameno, nuvens em movimento de vento e o som dos pássaros, em bando, nas árvores… Gosto imenso de olhar para o alto e dar pelos raios solares, opacos… uma espécie de pincelada sutil que dita os tons do lugar…

Eu sou uma criatura noturna, que prefere o cair da tarde… o Crespúsculo e seus tons alaranjados. O veludo negro que cobre a cidade, obrigando o “despertar dos lampiões” — verso de Mário de Andrade que me atinge desde a primeira leitura…

Mas um dia de sol tem o seu charme… quando as temperaturas não se excedem como nos dias de verão que viram tormentas nos céus que dasaguam na terra.

1 — Em São Paulo nem sempre é possível saber se o dia será de sol… às vezes, a cidade amanhece encoberta por nuvens — uma espécie de denso nevoeiro que o sol nem sempre consegue dissipar. Hoje, como se soubesse que iria fotograr a paisagem solar, apareceu radiante antes da sete horas da manhã…

2 — Gosto imenso quando o sol volta a brilhar após dias de chuva. Acho lindo o efeito da luz solar nas poças, nas gotas, nas folhas e na fachada dos prédios…

3 — Gosto imenso de apreciar os pequenos espaços escuros que a luz do sol faz surgir no chão por onde passo… São como pontos que a memória une para o imaginário brincar…

4 — E o efeito do sol nas nuvens quando há vento lá em cima… são dias de verão com aromas de outono e aquela luz opaca, agradável e a temperatura agradável que não arde, apenas aquece.

5 — Eu gosto do verbo pertencer e uso com alguma frequencia. Essa árvore pertence a esse lugar, que está em transição. Demoliram as casas para erguer um novo empreendimento de luxo… e o sol realça os tons e os desenhos de flores. Uma parte de mim, ao passar por lá, verifica com preocupação se a árvore está lá…

6 — Uma das rotinas do meu dia é apreciar o cair da tarde… a luz do sol nos arranha-céus que mudam de cor e, às vezes, de forma e vão se deformando até a noite cair e misturar todas as formas, unidas por pequenos pontos acesos — janelas onde vidas se equlibram…

Mariana GouveiaObdulio Nuñes OrtegaRoseli Pedroso Suzana Martins

Publicado por Lunna Guedes

Sou sagitariana. Editora de livros artesanais. Autora de romances. Degustadora de café. Uma típica observadora de pássaros, paisagens, pessoas e lugares. Tenho fases como a lua... sendo a minguante a minha preferida!

8 comentários em “6 on 6 | Solar

  1. Falamos muito sobre sol… tempo e calor. Fazemos nossas previsões de futuro e presente com poesia. Que solar mais lindo tu nos ofereceu aqui! ❤

    1. Também aprecio os dias de sol… “Não dos quentes, em que tudo desmorona, inclusive a minha pressão arterial…” Desses corro quilômetros. Amei o jogo de luzes que captou com os raios solares.

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: