6 on 6 | Equinócio

Faz algum tempo — vivendo em São Paulo —, que eu percebi que é impossível compreender as estações do ano. Percebi, no entanto, que existe qualquer coisa de satisfação por parte das pessoas — habitantes da metrópole —, em dizer em voz alta: em São Paulo temos as quatro estações do ano dentro de um mesmo dia, se duvidar dentro de uma única hora.
Nunca reparei nesse fenômeno… até porque já faz algum tempo que não sinto as estações do ano. Temos dias cada vez mais quentes… mas os dias frios são raros e duram pouco…
Mas, gosto imenso de reparar num fenômeno natural que segue imutável… a duração dos dias-noites.
Não sei se repararam… mas a tarde já se demora um bocadito mais e os pássaros já cantarolam dentro da noite — um espetáculo maravilhoso que, estranhamente, incomoda os moradores do bairro-cidade. Já ouvi morador irritado gritar de sua janela: cale a boca seus malditos…

1 — os galhos das árvores que ficaram nus nos últimos meses, começam a exibir o verde das folhas-novas… colorindo todo o cenário das ruas-calçadas-prédios-céus.

2 — algumas flores não esperam pela primavera para colorir os caminhos…

3 — Embora se chame Primavera… desde o começo de agosto que estão a colorir os muros das casas. Gosto imenso quando se forma um tapete de flores pelos caminhos. E adoro furtar um pequeno galho com flores e trazer para casa…

4 — Com o sol ainda ainda opaco e sem força… é possível se sentar num banco da praça e folhear um livro antes do meio-dia. Daqui a pouco será impossível…

5 — Hoje escureceu pouco depois das seis e eu fui vendo o sol já com um brilho diferente, um pouco mais forte-intenso e respirei fundo ao pensar em como será o próximo verão…

6 — Se tem algo que me encanta são as nuances… do dia-tarde-noite-madrugada-manhã. Uma minuto-hora a mais-ou-a-menos modifica a luz e a paisagem que se acende-apaga…


Ale HelgaDarlene ReginaMariana GouveiaObdulio Nunes Ortega

Publicado por Lunna Guedes

lunnaguedes... sagitariana. degustadora de cafés. uma flecha em voo rasante. colecionadora de silêncios. detesta dias de sol e ama dias de chuva. ama o outono em qualquer lugar. escreve por escrever somente. seu único compromisso é com seus abismos, onde salta para sentir a sensação de queda adestradora de pretéritos e desafiadora de futuros... a direção na qual a ponta do grafite avança. ponto final é uma coisa incompreensível. gosta de vírgulas e exclamações.

16 comentários em “6 on 6 | Equinócio

  1. Belas imagens, pegou bem o espírito dessa mudança de estação. Até o humor muda pra melhor com a mudança dos dias! Pena que não temos mais horário de verão, sinto falta!

  2. Por aqui também temos o canto dos passarinhos e achamos uma benção!!! Adoro os dias mais frios e como falei lá no post preocupada com o que teremos pela frente…
    Abraços

  3. Para quem tem medo do calor paulistano, sempre haverá as ilhas frias de ruas produzidas pelas sombras dos prédios mais altos, Lunna. Outro jeito de escapar do asfalto incandescente de fritar ovos será buscando as sombras de árvores solidárias. E sobreviver até o próximo refrescamento que chamamos de inverno (sem ser).

  4. Que bom que é ver a Natureza a seguir o seu curso e a recuperar do Inverno (mais ou menos sentido!). Dá-nos esperança. Lunna, também faço parte da tribo que traz galhos para casa 🙂 e lê num banco de esplanada ou jardim! Bacio! P.S. Adorei as fotos! Perfeitas!

  5. Amei todas as fotos do post, não consigo escolher a minha preferida! Mas sou suspeita pra falar porque amo fotografar a natureza, se pegar a galeria do meu celular 8 em cada 10 fotos vão ser de algumas florzinha, árvore, matinho, do céu. Também acho difícil, já há alguns anos, identificar claramente as estações: por aqui parece que temos calor infernal a maior parte do ano, um ou dois meses fresquinhos e alguns poucos dias de frio. Apesar do calor que eu odeio, gosto da primavera justamente pelo florido que toma conta de tudo. Aliás, pensando bem, por aqui identifico a chegada da primavera com a floração dos ipês (sou apaixonada!) e pela maior tempo de luz solar. Adorei esse post!

  6. Lindas fotos e reflexão sobre esta mudança de estação, Lunna!
    De fato, temos dias cada vez mais quentes, mas essa passagem da tarde pra noite ainda dá pra aproveitar pra relaxar e curtir a paisagem que se modifica pouco a pouco.
    Ps.: que fofa a foto do senhorzinho lendo (confesso que fiquei curiosa pra saber qual era o título *-*)
    Beijinhos e ótimo final de semana.

  7. Não sei como pode existir gente que se incomoda com o canto dos passarinhos…que alma triste devem ter. Também tenho percebido essa mudança climática, aqui no RJ praticamente não tivemos inverno, alguns dias chegaram a marcar 38 graus, fico imaginando como será o verão. E que fotos lindas, adorei todas, principalmente a do arbusto com flores roxas, muito graciosa 💜

  8. Nossa, uma foto mais linda que a outra. Que post mais cheio de vida foi esse! Eu simplesmente amo de paixão o equinócio de primavera, seguido do solstício de verão. São os meses mais felizes que tenho na minha vida. E ao contrário do seu vizinho que não sabe apreciar os sons da natureza, amo o canto dos pássaros, por mim poderiam cantar o dia todo na janela e telhado da minha casa. Nossa, depois de ler esse post, minha semana irá começar mais leve.

    Bacio

  9. Ainda não havia visitado teu 06 on 06, o que é imperdoável! Fotos lindas! Sabe, também tenho sentido as estações do ano assim, embaralhadas. Fico chocada com pessoas que se irritam pelo canto dos pássaros – Que tipo de gente pode ser assim? Por outro lado, sei que choco as pessoas ao me irritar com o Sol e o calor – Dias de sol e luminosidade intensa me deixam mal humorada ao extremo ehehe

    Beijos.

  10. Que interessante isso. Não conheço São Paulo, mas aqui onde moro a gente costuma brincar que há apenas duas estações: quente e pegando fogo. kkkk

    Gostei das fotos que você escolheu, algumas tem tons que lembrar o outono e trazem um toque de aconchego.

  11. Realmente, aqui em São Paulo nós temos as quatro estações em um único dia.
    Quem foi o amargo que mandou os pássaros pararem de cantar? Eu hein…
    Adorei suas fotos, especialmente as de número cinco e seis ❤

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: