6 on 6

6 ON 6 | Arquitetura

Quando menina eu saia às ruas de mãos dadas com C e o olhar grudado nas formas que encontrava pelo caminho. Eu era uma contorcionista. Virava a cabeça, o corpo para conseguir um ângulo que facilitasse observar um prédio, uma casa…

Gostava imenso dos varais que uniam os prédios e — não sei a razão disso — imaginava aventuras muitas… no melhor estilo Indiana Jones naqueles fios em que camisas, calças, bermudas e roupas de cama-banho ficavam penduradas acima da minha cabeça.

Ainda hoje, ao sair, o olhar escapa em busca de formas inéditas…

1 – Gosto imenso da geografia dos prédios que São Paulo empilha, como se fosse cartas de baralho e me divirto com as nuvens, que vez ou outra, parece crescer para cima dos edificios… Divirto-me com suas formas e movimentos solúveis…

2 – Essa é a minha casa favorita do bairro e, admito, que tenho receio de passar na Rua Gaivota e não mais vê-la por lá. O bairro está a enfrentar uma violenta transformação. Quarteirões inteiros foram derrubados por causa do plano diretor da cidade

3 – Gosto imenso de olhar para cima e perceber o efeito da luz do sol nos prédios… o olhar escala andar por andar, feito um personagem dos quadrinhos e depois volta no salto-pouso…

4 – Essa casa é outra cheia de sifnicado para mim porque foi uma das primeiras do bairro na qual prestei atenção e lá se vão dez anos que voltei de Coimbra e Marco havia se mudado para Moema, após a venda da casa em que morava no Alto da Lapa… Foi uma experiência curiosa, a senhora que ai vivia, se encantou com o Patrick e depois de muita conversa, ela sorriu e disse que era mais velha que a árvore, essa que aí está (na foto). Um personagem urbano…

5 – Estava sentada na varanda, lendo manuscritos e ao olhar para cima vi essa nuvem brincando de transformar o prédio em chaminé. Claro que eu me lembrei do filme Mary Poppins e comecei a cantarolar Chim Chim Cher-Cher-ee…

6 – Aqui no bairro há vários Templos… alguns são cristãos e seguem o modelo padrão: brotam do chão com suas torres e sinos. Fotografei várias delas, de diferentes ângulos. Essa foto foi o meu último clique… domingo de manhã, a caminho da feira. Uma nuvem silenciou os raios solares e a paisagem ganhou uma espécie de sombra. Enquanto eu tentava encontrar o ângulo desejado, Marco sofria com um motorista que brigava com o veículo na tentativa de estacionar… rs

Mariana Gouveia – Obdulio Nuñes Ortega 
 Roseli Pedroso – Suzana Martins

11 respostas para ‘6 ON 6 | Arquitetura

  1. Chronosfer2.wordpress.com

    Tenho fascínio por prédios. Contam histórias, guardam tantas outras, caem no esquecimento e representantes muitas vezes da resistência contra o tempo, contra a fúria da especulação imobiliária ou mesmo contra o modernismo. Eles compõem com a natureza da luz e do infinito. Revelam quem fomos, quem somos e quem seremos.

  2. Mariana Gouveia

    Tu me levou pela mão e pelas histórias da rua… mas quando vi aqui, a história fotografada, pensei no privilégio que tive, de ser guiada pelo seu olhar.
    grazie mille!
    Amo tu ❤

  3. Brenda Silva

    Oii Lunna,

    Eu também sou apaixonada por arquitetura, meu celular vive cheio de fotos de construções que admiro por aí. Hoje moro no interior de MG, mas quando morava em SP passava todos os dias ali pelo centro da cidade e meu prédio preferido era o Edifício Louvre na Avenida São Luís. Ficava sempre sonhando em morar naquele prédio cor de rosa ♥

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

Pronto para o diálogo? Eu estou (sempre)